Corais estão sendo atacados por substância dos cremes de proteção solar

24/10/2015 às 04:251 min de leitura

Um novo estudo publicado na última terça-feira (20), pela revista Archives of Environmental Contamination and Toxicology concluiu que uma substância química comumente usada em produtos para cuidados pessoais e higiene, tais como cremes de proteção solar, representa uma ameaça ecológica para corais e recifes de corais, colocando em risco a sua própria sobrevivência. 

A Oxibenzona (também conhecida como BP-3 ou benzofenona-3) está presente em mais de 3,5 mil produtos de proteção solar em todo o mundo. A contaminação dos recifes de coral ocorre através dos mergulhadores que usam filtros solares e das descargas de águas residuais de estuários municipais e sistemas sépticos costeiros.

A pesquisa foi conduzida por uma equipe de cientistas marinhos da Virgínia, da Flórida, de Israel, do Aquário Nacional dos EUA e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). Ela foi publicada menos de quinze dias após a NOAA anunciar que está acontecendo o terceiro maior fenômeno de branqueamento de corais na história.

Coral sofrendo processo de branqueamento - Imagem: NOAA

O estudo é intitulado “Efeitos Toxicopatológicos do Filtro de Protetor Solar UV Oxibenzona (Benzofenona-3) nas Plânulas de Corais e Células Primárias Cultivadas, e a Contaminação Ambiental no Havaí e nas Ilhas Virgens Americanas”. Ele demonstra que a exposição das plânulas (larvas de coral) à oxibenzona provoca uma deformação morfológica grave, danos ao DNA e, o que é ainda mais alarmante, atua como um perturbador endócrino. Este último faz com que o coral se encapsule em seu próprio esqueleto, o que acaba por causar a sua morte.

O que você pensa a respeito dos hábitos humanos estarem causando a morte e a extinção de diversas espécies animais e vegetais no planeta? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: