2012: você sabia que o mundo já acabou?

07/03/2012 às 04:232 min de leitura

Muitos estão esperando pelo fim do mundo, que teoricamente pode acontecer no dia 21 de dezembro de 2012. Mas existe uma série de fatores que passam despercebidos até mesmo pelos olhos mais críticos e céticos do planeta. Agora, uma imagem começou a circular por blogs e redes sociais, mostrando que, se fôssemos levar em consideração o calendário maia, o mundo já teria acabado.

Segundo o criador da nova teoria, os maias não conheciam as diferenças orbitais que fazem com que seja necessário um ano com 366 dias a cada quatriênio. Por essa razão, o calendário maia teria contado dias sem considerar os anos bissextos. Sendo assim, o dia marcado para o fim do mundo (calculado equivocadamente pelos cientistas de hoje, pois considera os bissextos) teria acontecido sete meses atrás.

Uma das imagens que está circulando na web 

Tem bissexto, sim! O fim está próximo

Mas será que isso é verdade? Segundo pesquisadores da UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), os maias não consideravam os anos como sendo todos iguais. Os quatriênios eram divididos entre anos do sul, leste, oeste e norte. Em cada um deles, o sol nascia em horários diferentes (devido à posição da Terra em relação ao Sol).

A cada quatro anos, um novo dia de ajustes nos horários era integrado, mas isso não representava o “ano bissexto”, pois não seria necessário aplicar um nome a algo que já estava intrínseco na cultura maia. Isso funcionaria da mesma maneira que o 29 de fevereiro do calendário gregoriano (o que utilizamos atualmente).

O que isso quer dizer? Se as teorias da UNAM estiverem certas, os maias teriam incluído os anos bissextos em seus calendários, e a teoria que está sendo espalhada pela internet seria completamente falsa. Mas isso não seria de todo bom, pois significaria também que a data do apocalipse é realmente o dia 21 de dezembro de 2012.

Será que existe salvação?

Precisamos nos lembrar de outro fator. Os maias não possuíam profecias que citassem qualquer coisa parecida com apocalipses. A única “dica” que eles teriam deixado para as sociedades modernas são inscrições de datas que terminam no dia 21 de dezembro deste ano.

Nisso surgem muitas teorias, o que inclui o “fim do mundo”, o “início de uma nova era” e outras que envolvem as crenças maias, como indica a BBC. A única certeza que temos até agora é a de que o mundo não acabou sete meses atrás. E que há grandes chances de que ele não acabe no final do ano.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: