5 filmes que mostram o fim do mundo

06/10/2015 às 10:372 min de leitura

O aquecimento global, a emissão de poluentes e a instabilidade climática vivida pelo planeta proporcionam previsões pessimistas sobre o futuro da Terra. Porém, os cenários apocalípticos rendem boas histórias no cinema e serviram como plano de fundo para muitos filmes produzidos nos últimos anos. A GreenClick, empresa de certificação socioambiental, lista cinco obras que debatem questões ambientais e promovem a discussão sobre o nosso papel:

1. WALL-E (2008, Disney/Pixar, Direção: Andrew Stanton)

O filme se passa no ano de 2805 e mostra a Terra abandonada e coberta por lixo. O único habitante é o robô WALL-E, que coleta e compacta os resíduos deixados pelo homem. Sua história muda totalmente depois que outro robô, EVA, é enviado para buscar vegetação no planeta. Vencedora do Oscar e do Globo de Ouro como melhor filme de animação, a obra promove o debate sobre o consumo excessivo da sociedade.

2. O Dia depois de Amanhã (2004, 20th Century Fox, Direção: Roland Emmerich)

A instabilidade climática da Terra pode levar a uma nova era glacial? Esta é a pergunta por trás deste filme. A obra mostra um climatologista da NOAA (administração oceânica e atmosférica dos Estados Unidos) que descobre a possibilidade de uma nova “Idade do Gelo” estar prestes a acontecer – mesmo com a descrença das autoridades em um primeiro momento.

3. 2012 (2009, Columbia Pictures, Direção: Roland Emmerich)

Devido ao bombardeamento de erupções solares, a temperatura do núcleo da Terra começa a aumentar em um nível muito rápido, provocando o deslocamento da crosta terrestre e resultando em várias catástrofes. Apesar de a trama não citar questões ambientais, o filme traz à tona a discussão sobre o crescimento de desastres naturais por conta do aquecimento global.

4. A Era da Estupidez (2009, Dog Woof Pictures, Direção: Franny

A obra mistura drama e documentário ao retratar a história do último homem vivo da Terra em 2055, que revê filmes antigos de 2008 para buscar uma resposta à pergunta “quando poderíamos ter salvo a nós mesmos?”. Esse questionamento, aliás, é a principal lição do filme sobre sustentabilidade, provocando a reflexão e a discussão do tema antes que seja tarde demais.

5. Um Inferno (2011, Direção: Tim Fehlbaun)

Atividades solares intensas deixaram o mundo destruído e praticamente inabitável. Os sobreviventes precisam, literalmente, lutar não só contra a escassez de água e o calor, mas também contra outros humanos que recorrem a atitudes desesperadas para continuarem vivos. O filme provoca angústia nos espectadores por mostrar um planeta cada vez mais quente e com pouca água.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: