A maneira de medir 1 kg (quilograma) vai mudar a partir de 2018

07/11/2016 às 14:482 min de leitura

Você provavelmente sabe qual o tamanho do metro ou o preço do quilo, certo? Mas você tem ideia de como esses valores foram estipulados? Afinal, é necessário criar um padrão mundial para que as medidas sejam iguais em todos os lugares do mundo. Em 1960, o Sistema Internacional de Unidades (SI) foi reconhecido com o padrão a ser usado em todo o planeta – ainda que ele não seja usado nos Estados Unidos, por exemplo.

E foi em 1960 que a última grande transformação aconteceu nesse sistema: o metro passou a ser calculado pela distância percorrida pela luz no vácuo, dando uma maior precisão à unidade, que antes era medida através de uma barra de metal. Agora, em 2018, uma nova medida passará por uma grande reformulação: o quilograma.

Atualmente, o quilo é o peso exato de um pedaço de metal feito de 90% de platina e 10% de irídio e está guardado em um cofre na França, que é onde se iniciou a ideia de padronizar as medidas, lá nos anos de 1500. Esse objeto, chamado de Protótipo Internacional do Quilograma, mudou de massa ao longo dos anos, assim como acontece com qualquer objeto físico, por isso seria necessário criar uma nova forma de medir a massa de um corpo. Algo que fosse mais exato e não alterasse com o passar dos anos.

Este é o Protótipo Internacional do Quilograma que é usado até hoje pelo sistema métrico

Constante de Planck

Como você deve imaginar, a mudança demorou entrar em vigor devido à complexidade de alterar algo tão “preciso”. Para 2018, a proposta é utilizar a constante de Planck para determinar a massa de um quilograma. Essa é uma das constantes fundamentais da Física, por isso teria uma precisão maior do que determinar o quilograma através de um objeto físico específico.

Só que como havia divergências para determinar o valor exato dessa constante, que é fundamental para a mecânica quântica, alguns cientistas estavam receosos de adotá-la para determinar o quilograma. Porém, desde 2014, ninguém mais questionou o valor da constante de Planck, portanto, é bem provável que ela seja usada a partir de 2018.

Outras medidas como o ampere (de corrente elétrica), o kelvin (da temperatura) e o mol (da quantidade de matéria) também estão sendo revisadas em busca de maneiras mais precisas de determiná-las. A ideia é que todas elas sejam novamente padronizadas a partir de 2018. Na prática, entretanto, quase nada irá mudar e você vai continuar mentindo o seu peso quando o crush indiscreto perguntar.

Na prática, quase nada irá mudar na sua vida, mas cientistas irão se beneficiar com a maior precisão das medidas

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: