É verdade que se a gente colocar sal na água ela ferve mais depressa?

05/03/2018 às 02:002 min de leitura

Quem é fã de culinária já deve ter ouvido sobre um truque para fazer com que a água comece a ferver mais depressa: basta adicionar uma pitadinha de sal e pronto! O líquido alcança o ponto de ebulição em menos tempo do que o normal — o que é especialmente útil para quem deseja preparar uma bela macarronada em tempo recorde. Mas, o que é que o sal tem a ver com a água e, mais importante, será que ele é mesmo dotado do poder de acelerar as coisas?

Pois, de acordo com Sean Hutchinson, do portal Mental_Floss, esse papo de que o sal serve de ingrediente “mágico” para a fervura, por mais que ele seja popular entre chefs de cozinha amadores e profissionais mundo afora, não passa de um mito. Na verdade, nós suspeitamos que possivelmente se trate de uma mentirinha inventada por algum cozinheiro que queria enganar algum competidor.

Tipo passar receita errada, sabe como?

Aliás, segundo Sean, o efeito é inverso, já que a adição do sal pode retardar o processo ao aumentar o ponto de ebulição do líquido. Com isso, a tendência de a água evaporar é maior do que a de que ela permaneça em sua forma líquida em nível molecular.

Truque furado

Conforme explicou Sean, quando acrescentamos sal à água ocorre um fenômeno conhecido como “elevação do ponto de ebulição”, que envolve três conceitos básicos da química: soluto, solvente e solução. Assim, o que acontece é que, ao adicionar o sal (um composto soluto) no líquido (que é um solvente) criamos uma solução (água salobra) que necessita de uma maior exposição ao calor para começar a ferver.

Mas o "truque" pode ser útil para outras coisas

Então, em vez de entrar em ebulição aos — aproximadamente — 100 °C, que é o caso da água sem sal, o líquido precisa ficar mais quente e chegar aos 102,2 °C para iniciar a fervura. Entretanto, você pode pensar nesse processo de outra maneira... como a adição do ingrediente retarda a ebulição, ela pode ser útil no caso de que você deseje cozinhar algo mais lentamente ou acrescentar mais sabor à sua criação culinária!

*Publicado em 12/12/2016

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: