Como fazer a conversão de Fahrenheit para Celsius

11/06/2012 às 11:072 min de leitura

Imagine que você vai viajar para algum país que não utiliza o nosso sistema métrico para medir a temperatura. Pode ser um pouco complicado andar por aí com uma calculadora para converter de Fahrenheit a Celsius cada vez que você precisar saber se vai fazer frio ou calor.

Qual a diferença entre graus Celsius e Fahrenheit?

Nós que vivemos aqui no Brasil conhecemos bem a escala termométrica em Celsius e sabemos que o ponto de congelamento da água e de sua ebulição são registrados, respectivamente, como 0 °C e 100 °C. Já a escala de Fahrenheit, cujo símbolo é F, tem como ponto de congelamento da água 32 °F e de ebulição 212 °F. Com isso, podemos chegar à conclusão que cada grau na escala Celsius equivale a 1,8 grau na escala Fahrenheit.

De acordo com Quaxon, um leitor do site Reddit, existe uma maneira rápida e fácil de estimar a temperatura através de um cálculo bem simples que você pode fazer de cabeça e em um piscar de olhos:

Para converter de Celsius para Fahrenheit: basta multiplicar a temperatura por 2 e adicionar 30 ao resultado (a fórmula correta seria multiplicar a temperatura por 1,8 e somar 32 ao resultado);

Assim, 15 °C, de acordo com o método, seriam equivalentes a aproximadamente 60 °F. Se aplicássemos o cálculo correto, seriam 59 °F, pois (15 x 1,8)+32 = 59. Vale lembrar que quanto maior a temperatura, maior será a diferença de cálculo usando esse método, portanto, indicamos que isso seja usado apenas de maneira informal para saber mais rapidamente a temperatura, nunca em cálculos que exijam precisão.

Para converter de Fahrenheit para Celsius: basta fazer a conta inversa, ou seja, subtraia 30 do valor da temperatura e divida o resultado por 2.

Com isso, 100 °F menos 30 seria 70, dividido por 2 resultaria em 35 °C. O valor real, quando fazemos o cálculo mais complicado (porém correto) seria (100-32)/1,8 = 37,7.

***

Fácil, não é mesmo? Só não se esqueça, por favor, que o resultado é estimado. Portanto, se você precisar aquecer algum elemento químico, por exemplo, recomendamos que você utilize o cálculo tradicional, para evitar acidentes ou possíveis explosões!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: