E se Einstein nunca tivesse existido?

08/06/2013 às 06:462 min de leitura

Você já se perguntou o que seria da vida no planeta caso alguns gênios nunca tivessem nascido? Foi essa a reflexão da equipe da Super, que percebeu que a história teria sido radicalmente diferente caso Albert Einstein não tivesse vindo ao mundo e, automaticamente, não tivesse mostrado que matéria e energia são como duas peças do mesmo quebra-cabeça, que podem se transformar uma na outra.

Como você já deve saber, o físico alemão foi o responsável por criar a Teoria da Relatividade, reformulando completamente os estudos da área. Ou seja, sem Albert Einstein, dificilmente saberíamos (ou demoraríamos muito mais para descobrir) alguns dos pontos mais importantes para estudos da Física.

Um dos maiores sonhos de Einstein era a unificação da teoria física, algo que começou a tomar forma com os trabalhos de pesquisadores modernos, como o astrofísico inglês Stephen Hawking. Isso possibilitou uma mudança gigantesca na ciência, que atualmente trabalha de forma integrada.

Um dos exemplos disso estaria na unificação da Mecânica Quântica com a Teoria da Relatividade, algo com que Einstein sonhava, mas que só começou a surgir nas últimas décadas. Essas uniões trouxeram para a humanidade inovações essenciais para o progresso, como supercondutores, o raio laser e a microeletrônica.

Além disso, a descoberta da bomba atômica se deve muito às teorias de Einstein, fato que culminou na Segunda Guerra Mundial e ainda impulsionou a Guerra Fria alguns anos mais tarde. É possível imaginar que, sem a bomba, o Japão poderia ter sido controlado pela União Soviética e não pelos Estados Unidos. Com isso, é muito provável que os avanços tecnológicos orientais das últimas décadas jamais teriam existido.

O artigo resume tudo em uma simples constatação: sem Einstein, não teríamos a Sony, a Honda, a Nintendo e, muito menos, os joguinhos do Mario. Muito além disso, o legado de Einstein também modificou a política, já que a tensão da Guerra Fria foi a responsável por tornar o mundo uma gigantesca arena política.

Se você se lembra bem das aulas de História, foi tudo isso que gerou a corrida espacial, situação que fez com que os Estados Unidos mandassem o homem à Lua. Além disso, a influência comunista na Ásia poderia ter sido determinante para uma dominação marxista em toda a Europa, e o muro de Berlim provavelmente não teria existido.

Voltando ao campo das pesquisas, as ideias de Einstein foram essenciais para transformações tecnológicas, já que as teorias anteriores a ele não davam conta de explicar mundos virtuais criados com base em equações matemáticas em áreas como a inteligência artificial.

Ou seja: dificilmente teríamos micro-ondas, notebooks, video games e diversas outras invenções, que só foram possíveis a partir de pesquisas, teorias e afirmações do físico alemão. O mundo com certeza seria muito diferente do que vemos hoje.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: