O que acontece quando os sorvetes derretem?

10/07/2014 às 12:252 min de leitura

Não é nenhum segredo que se você deixar o seu sorvete dando sopa por muito tempo, ele vai acabar derretendo, especialmente em dias de muito calor. Mas, afinal, você sabe por que é que isso acontece? Pois antes de entender o processo, que tal relembrar um pouquinho das aulas de Ciência?

Sólido, liquido e gasoso

De acordo com o pessoal do mental_floss, o que determina que algo seja líquido, sólido ou gasoso é a quantidade de energia que compõe esse “algo”. Assim, o vapor de água, por exemplo, conta com uma grade quantidade de energia — ou calor —, sendo composto por moléculas que se encontram bem separadas umas das outras e que se movimentam bem depressa.

O gelo, por outro lado, conta com uma quantidade de energia bem menor, e suas moléculas se encontram bem juntinhas e não se deslocam. Quando colocamos um cubo de gelo ao sol, ele logo passa a absorver energia — ou calor — e começa a derreter, eventualmente se transformando em líquido. Contudo, se colocarmos o líquido dentro de um freezer, ele perderá energia e voltará a se tornar um sólido.

Sorvete

Se você já tomou um sorvete de massa sob o sol, deve ter notado que ele derrete mais depressa do que os cubos de gelo. Isso ocorre porque esses sorvetes contam com diversos ingredientes em sua composição — como ovos, açúcar, leite, chocolate etc. — que afetam a forma como eles derretem.

Entretanto, um dos principais ingredientes dos sorvetes é a gordura — que, por certo, é o que confere aquela textura macia e cremosa, assim como o delicioso sabor da guloseima. Pois é justamente a quantidade de gordura que determina a velocidade com a qual os sorvetes derretem. As versões com redução de gordura ou os picolés de fruta, por exemplo, contam com mais água em sua formulação.

Isso significa que esses sorvetes precisarão absorver mais energia para começar a derreter, sem falar que as opções “light” tendem a ter mais ar na massa para que eles mantenham a forma por mais tempo. Além disso, vale destacar que os sorvetes de massa não são congelados até o ponto em que se tornam completamente sólidos.

Por último, se você já colocou um sorvete derretido de volta no freezer, deve ter percebido que depois o gosto ficou meio “estragado” e a textura passou de macia e cremosa a espessa e crocante. Isso se deve ao fato de a água derretida ter voltado a congelar, expandindo-se e formando cristais de gelo maiores.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: