Você sabe por que nunca devemos jogar água sobre óleo pegando fogo?

11/11/2018 às 04:002 min de leitura

Todo mundo sabe que a água e o óleo não se misturam, não é mesmo? No entanto, nem todo mundo sabe que nunca, jamais, devemos tentar apagar o fogo de óleo jogando água sobre as chamas. E, se você nunca tinha ouvido falar que é extremamente perigoso fazer isso, a imagem a seguir pode dar a você uma breve ideia do que pode acontecer quando se faz isso. Confira:

Assustador, você não acha? Mas você sabe por que é que se forma uma enorme bola de fogo quando adicionamos água sobre o óleo em chamas? Pois, de acordo o Dr. Peter Wothers da The Royal Institution de Londres, o resultado é tão violento justamente porque o óleo e a água não misturam, e ele fez um pequeno experimento para demonstrar a reação. 

Reação violenta

Segundo Wothers, as moléculas de óleo são relativamente grandes e, basicamente, são compostas por muitos átomos de hidrogênio e carbono e alguns poucos de oxigênio — e, às vezes, por outros elementos também. Já a água é composta por moléculas que contam com apenas três átomos e, por incrível que pareça, ela é mais densa do que o óleo. Aliás, é por essa razão que, quando tentamos misturar as duas substâncias, a água sempre fica no fundo.

No experimento do vídeo — que você poderá conferir a seguir e não deve tentar repetir em casa! —, Wothers aqueceu cerca de 150 ml de óleo até a substância começar a pegar fogo e, depois, acrescentou 1 ml de água. Assista:

Conforme explicou, quando adicionamos um pouquinho de água ao óleo muito quente, a água vai para o fundo do recipiente graças à diferença de densidade dos dois materiais.

No entanto, devido ao calor intenso, a água passa do estado líquido para o gasoso quase instantaneamente, e, quando isso acontece, ela se expande e seu volume pode chegar a ser cerca de 2 mil vezes maior do que o anterior. Isso acaba forçando a chama que se encontra na superfície a subir, além de provocar uma “oxigenação” do óleo, resultando na enorme explosão de fogo que você viu no vídeo.

O que fazer em caso de acidente?

Suponhamos que você esquece uma panela com óleo no fogão e ela começa a pegar fogo. Em primeiro lugar, é importante que você não tente bancar o herói, e, se a coisa estiver feia, chame por ajuda!

Se a situação não for tão séria assim, não tente apagar o incêndio com água, pois você já sabe o que acontece! Em vez disso, segundo o pessoal do portal wikiHow, desligue o fogão e, se possível, tente cobrir as chamas com a tampa da panela ou uma assadeira.

Outra opção seria jogar sal ou fermento sobre o fogo, já que o primeiro ajuda a absorver o óleo e o segundo interrompe o fornecimento de oxigênio na reação. Por outro lado, nunca use farinha, leite ou açúcar, já que essas substâncias podem piorar as coisas. Além disso, você também pode usar um pano ou toalha molhados — e bem torcidos — grandes o suficiente para cobrir a panela.

*Publicado em 16/03/2015

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: