Conheça 4 dos venenos químicos que você ingere todos os dias

07/12/2015 às 06:202 min de leitura

O diretor de Química e Farmacêutica no Conselho Americano de Ciência e Saúde, Josh Bloom, publicou um artigo interessante no site Science 2.0, apresentando o ponto de vista especializado sobre algumas substâncias que as pessoas costumam ingerir diariamente. Você sabia que, todos os dias, consome diversos elementos químicos venenosos com os quais, muitas vezes, nem os próprios especialistas na área gostam de lidar?

São venenos que estão presentes nos mais variados tipos de alimento. Segundo Bloom, ele mesmo evita ter que mexer com essas substâncias, pois se aprende rápido o que, de fato, não presta quando se faz isso para sobreviver. No entanto, é bom ressaltar, as quantidades desses elementos presentes nas comidas são muito pequenas, portanto não há por que criar grandes preocupações.

Mesmo que esses perigosos produtos não venham a te matar, ainda assim é interessante saber o fato de que eles estão presentes nos alimentos mais imprevisíveis. Então acompanhe a lista abaixo e confira qual veneno você mais consome durante o dia.

Piridino

O piridino é um elemento muito comum e bastante utilizado nos laboratórios. Está presente no café e pode causar esterilidade, caso seja consumido em grandes quantidades. No entanto, dificilmente isso vai acontecer com você. O gosto dessa substância é extremamente ruim, logo você não conseguiria consumi-la em abundância.

Acroleína

Josh Bloom afirma ter certeza de que a acroleína foi “inventada pelo satã em pessoa”. Com odor e sabor desagradáveis, essa substância é muito tóxica e pode ser cancerígena. Está presente em alimentos como o peru, o chocolate e muitos outros. Mesmo que muitos especialistas não gostem de lidar com esse composto, muitas vezes é inevitável.

O peru é um alimento que pode conter tanto acroleína quanto benzeno

Acetaldeído

O acetaldeído é extremamente tóxico e também pode causar câncer, além de ser um elemento bem difícil de se trabalhar. É uma substância forte, pungente e extremamente volátil. Assim, mesmo se você tomar todo o cuidado do mundo, vai acabar inalando uma pequena quantidade dessa substância e vai sentir uma ardência muito forte nas vias nasais. Presente em diversos vegetais e frutas, é uma substância de alto teor alcoólico que pode te deixar totalmente sem consciência, caso você venha a ingerir uma grande quantidade. De qualquer forma, é importante avisar que, como é um produto metabólico do álcool, toda vez que você bebe, acaba ingerindo um pouco de acetaldeído.

O acetaldeído pode ser encontrado em diversos vegetais e frutas

Benzeno

O benzeno é cancerígeno e é altamente capaz de alterar o DNA, causando mutações. Isso faz com que esse elemento seja frequentemente substituído por tolueno nos laboratórios, que possui estrutura química quase idêntica, mas com metabolismo diferente. Pequenas quantidades de benzeno estão presentes em vegetais, nas carnes e também no peru.

As ligações químicas do benzeno e tolueno e suas reações com o DNA

Qual dos elementos venenosos presentes em alimentos você costuma consumir mais? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: