Cientistas juram de pés juntos que este azul não existia até agora

29/06/2016 às 10:412 min de leitura

O inverno chegou; porém, definitivamente, azul é a cor mais quente. Ou ao menos é a cor da temporada: não bastasse a luz dessa cor que surgiu no mar de Santos, agora é a vez de um químico dizer que descobriu uma nova tonalidade de azul! O pigmento foi chamado de “azul YInMn”, e os cientistas juram que ele não existia antes. Confira essa história curiosa!

Tudo começou em 2009, quando o químico Mas Subramanian, da Universidade Estadual do Oregon, descobriu a cor enquanto fazia experimentos de eletrônica. Ele misturou óxido de manganês com alguns produtos químicos e os aqueceu a 2 mil graus Celsius, resultando por acaso na nova cor – seu nome vem da união dos símbolos dos elementos usados na mistura, ou seja, ítrio (Y), índio (In) e manganês (Mn).

As tonalidades de azul existem desde o Antigo Egito, mas muitas têm problemas de segurança, como alto grau de toxicidade. Atualmente, possuímos, por exemplo, o azul-marinho, feito com a pedra lápis-lazúli, ou o azul-cobalto e o azul-prussiano, que são mais tóxicos. Subramanian garante que esse não é um problema da sua descoberta.

Mistura de manganês, índio e ítrio deu origem ao novo pigmento, que promete ser mais durável e sem toxicidade

Aplicações práticas

“O azul YInMn é mais durável, seguro e relativamente fácil de produzir, parecendo ser um novo candidato para a eficiência energética, uma vez que reflete uma grande quantidade de luz infravermelha”, explicou o químico Subramanian. Muitas das tonalidades de azul atuais acabam desbotando com facilidade, algo que ele promete que não acontece com o novo pigmento.

Na prática, por exemplo, uma construção poderia ter o seu teto pintado com o novo azul, que iria garantir uma refrigeração melhor ao edifício. “Este novo azul é um sinal de que existem novos pigmentos a serem descobertos na família de pigmentos inorgânicos”, analisou Geoffrey Peake, gerente de pesquisas que licenciou a patente da nova cor que já possui amostras à venda. A ideia é testá-la antes de torná-la amplamente comercial.

Até o momento, apenas artistas visuais estão usando o novo pigmento. A pintora Madelaine Corbin foi uma delas e usou o azul para pintar a fachada de um prédio em uma de suas telas. Para os restauradores, o novo pigmento promete ser uma revolução, já que ele não perde sua cor durante muito tempo. O azul YInMn já foi incluído na listagem de cores do Museu de Arte de Harvard e pode ser escolhido a cor do ano pela Pantone.

Artista pintou quadro com o novo azul

Sabe quem curtiu isso?

"Tudo azul, todo mundo blue"

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: