Um experimento surpreendente, realizado pelo fotógrafo russo Egor Tsvetkov, nos faz pensar que estamos realmente perto do ápice da falta de anonimato e privacidade. Basicamente, por meio do aplicativo FindFace, que encontra dados pessoais por meio apenas de uma imagem, Tsvetkov criou a série “Your Face is Big Data”.

Tudo o que ele fez foi tirar fotos de pessoas desconhecidas em metrôs de São Petersburgo. Na sequência, ele upou as imagens no aplicativo e conseguiu encontrar 70% das pessoas que foram clicadas – o aplicativo é capaz de localizar até 55 milhões de usuários da rede social russa VKontaktle, que é a mais popular do país. Confira os resultados a seguir:

“Meu projeto é uma clara ilustração do futuro que nos espera se nós continuarmos expondo tanto a respeito de nós mesmos na internet, como fazemos agora”, disse Tsvetkov, em declaração publicada no Bored Panda.

Realmente, é cada vez mais comum publicarmos fotos e informações a respeito de nossa vida pessoal em redes sociais e sites de relacionamentos – você já imaginou que isso um dia pode ser um problema? Como se sente com o fato de que qualquer pessoa desconhecida pode ter acesso a dados da sua vida?