publicidade

Saiba mais sobre uma das fotografias mais “inteligentes” da História

24/02/2017 às 06:322 min de leitura

Você já deve ter visto a fotografia acima diversas vezes, certo? E também deve reconhecer uma ou outra pessoa no retrato, como Albert Einstein, bem ali no meio, e Marie Curie, sentadinha perto dele. Entretanto, você sabe quando e por que essa imagem foi registrada? E sabe quem são os demais indivíduos? Nós já vamos contar para você, mas adiantamos que ela não ficou conhecida como “uma das fotografias mais inteligentes da História” por acaso!

Segundo o site Rare Historical Photos, o retrato foi clicado durante uma das Conferências de Solvay, uma série de congressos científicos internacionais fundada pelo químico industrial belga Ernest Solvay em 1912. No início do século 20, esses eventos reuniam algumas das mentes mais brilhantes do mundo e foram decisivos para o avanço da Física e Química, e a quinta edição da conferência, ocorrida em 1927, contou com um time pra lá de respeitável.

Mentes brilhantes

A 5ª Conferência de Solvay teve como tema “Electrons et photons” — Elétrons e Fótons — e, durante o congresso, os físicos mais ilustres da época, liderados por Einstein e Niels Bohr, se reuniram para discutir pormenores da recém-formulada teoria quântica. De acordo com o Rare Historical Photos, o evento reuniu 29 cientistas e, desses, 17 se tornaram ganhadores de prêmios Nobel.

Marie Curie fotografada trabalhando em seu laboratório

A conferência foi marcada pelo embate entre os defensores do realismo científico, que apoiavam o emprego de um método científico com regras rígidas, e os defensores do instrumentalismo, que defendiam o uso de normais mais brandas, baseadas em resultados.

O congresso acabou com a vitória — por assim dizer — dos instrumentalistas, e com algumas anedotas interessantes, como um diálogo entre Einstein e Bohr no qual o cientista alemão, desiludido com o Princípio da Incerteza de Heisenberg, teria dito “Deus não brinca com dados”, e o físico dinamarquês respondeu “Einstein, pare de dizer a Deus o que fazer!”.

Niels Bohr e Albert Einstein

Mas, voltando à foto, em pé ao fundo — da esquerda para a direita —, os cientistas são Auguste Piccard, Émile Henriot, Paul Ehrenfest, Édouard Herzen, Théophile de Donder, Erwin Schrödinger, Jules-Émile Verschaffelt, Wolfgang Pauli, Werner Heisenberg, Ralph Fowler e Léon Brillouin. Na fileira do meio, temos Peter Debye, Martin Knudsen, William Lawrence Bragg, Hendrik Anthony Kramers, Paul Dirac, Arthur Compton, Louis de Broglie, Max Born e Niels Bohr.

Por último, sentados em primeiro plano, da esquerda para a direita, estão Irving Langmuir, Max Planck, Marie Curie, Hendrik Lorentz, Albert Einstein, Paul Langevin, Charles-Eugène Guye, Charles Thomson Rees Wilson e Owen Richardson — e você pode conferir o grupo completo em uma versão colorida digitalmente da fotografia a seguir:

5ª Conferência de Solvay, celebrada em outubro de 1927

Últimas novidades em Artes/cultura

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: