Cientistas confirmam ter encontrado partícula mais antiga da História

28/02/2014 às 11:481 min de leitura

Em 2001, cientistas disseram ter encontrado cristais de zircônio de 4,4 bilhões de anos de idade. Mas, obviamente, houve muita polêmica e poucas pessoas acreditaram nisso. Só que, agora, eles conseguiram provar tal afirmação.

Os cristais são invisíveis a olho nu e foram encontrados por geólogos em um rancho de cabras na remota região da Austrália chamada Jack Hills.

Região de Jack Hills Fonte da imagem: Reprodução/The Jeweler Blog

Os cientistas demoraram 13 anos para comprovar a idade desses cristais, pois, dentro deles, átomos de chumbo se moviam. “E, se isso acontecer onde os átomos estão concentrados, você encontrará uma idade mais antiga do que a real”, explica John Valley, geoquímico da Universidade de Wisconsin.

Eles puderam descobrir o tempo que estes átomos demoravam para parar de se mover e, então, conseguiram medir com precisão o tempo de vida dos cristais. Esta medição tem margem de erro de “apenas” seis milhões de anos.

Quase da mesma idade da Terra!

É dada como idade estimada da Terra 4,6 bilhões de anos, graças ao estudo de meteoritos. É sabido que nesta primeira era geológica houve um impacto muito grande no nosso planeta – algo do tamanho de Marte – transformando-a em lava pura e que gerou a Lua.

Então, estes cristais de zircônio podem ser encaixados na era Pré-Cambriana, também conhecida como Eon Hadeano, logo após a criação de nosso planeta e na época do impacto citado.

Agora só gostaríamos de tocar rochas que fossem tão velhas como estas partículas.