Faça uma festa incrível de Halloween

29/10/2012 às 09:065 min de leitura

Crédito: Thinkstosck

O Halloween está chegando! Quer fazer uma festinha inspirada nessa festa típica americana? Para isso é necessário uma decoração temática bem caprichada, fantasias, bebidas, comidas e muito bom humor!

O Halloween (ou Dia das Bruxas) é comemorado no dia 31 de outubro principalmente nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Irlanda. A data é supertradicional nesses países onde, além das inúmeras festas que os adultos promovem, as crianças também se fantasiam e saem em busca de doces batendo nas casas da vizinhança com a famosa frase “Tricks or Treats?” (Gostosuras ou travessuras?).

Todos abastecem a casa de doces para oferecer para os “assustadores” fantasminhas, monstros e pequenos vampirinhos que vêm atrás das guloseimas.

Origem

Crédito: Thinkstosck

Existem algumas histórias sobre a origem do Halloween. Algumas dizem que a comemoração tem mais de 2.500 anos e surgiu entre o povo celta (que vivia na Irlanda) que acreditava que no último dia de verão (no ano V a.C. o verão terminava oficialmente dia 31 de outubro) os espíritos saíam das tumbas para tomar posse dos corpos dos vivos.

A fim de mandar embora estes fantasmas, os celtas distribuíam pelas suas casas objetos assustadores e apagavam as tochas e velas para não atraí-los. Eles também vestiam roupas e faziam máscaras com aspecto sombrio e saíam pelos vilarejos para espantar os maus espíritos.

O costume se espalhou pela Europa, mas na Idade Média ela foi condenada e quem praticasse as comemorações podia até ser queimado na inquisição.

Séculos depois a Igreja Católica declarou os dias seguintes, primeiro e dois de novembro, como o Dia de Todos os Santos e Dia de Finados respectivamente com o intuito de “transferir” o culto aos mortos com festejos mais religiosos e orações.


Mas, a tradição pagã ultrapassou fronteiras e os costumes vindos lá do passado inspiraram os países de língua inglesa a continuar a comemoração. Mas de forma divertida!

No Brasil, a festa começou a ser comemorada há algum tempo com a influência da cultura norte-americana de entretenimento, assim como as tradições incluídas em cursos de inglês ou trazidas por quem morou por um tempo nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

Diversos lugares do nosso país já fazem festas especiais com decoração temática e existem lojas de festas que vendem artigos especiais e até confeitarias que criam doces com inspirações em Halloween.

Símbolos como a abóbora iluminada vêm de lendas dos celtas que são originários da Irlanda, de onde a festa teve início. Saiba alguns significados das simbologias:

  • Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria;
  • Velas: indicam os caminhos para guiar os espíritos;
  • Aranha: simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente;
  • Morcego: simboliza a clarividência, aqueles que veem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular;
  • Gato preto: símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e harmonia com o universo;
  • Cor laranja: tom da vitalidade e da energia que gera força;
  • Preto: cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral.

Preparando a festa

Crédito: Thinkstosck

Em 2012, o dia 31 de outubro cai numa quarta-feira. Então, ainda dá tempo de preparar uma festinha na semana ou aproveitar o feriado de Finados, deixando a comemoração apenas para três dias depois. Na verdade, durante quase toda a segunda metade do mês de outubro as festas de Halloween já começam a pipocar por aí, podendo se estender ainda por alguns dias de novembro. Então, não importa tanto a data, mas sim a diversão que você vai ter.

Convites

Crédito: ivillage

Se você tiver tempo, prepare os convites para a festa. Se você tiver habilidades artesanais, fazer convites de cartolina com recortes e apliques de caveirinhas, abóboras e morceguinhos ficam superdivertidos.

Se preferir criar no computador, as opções dos programas, variedades de gráficos e facilidades digitais também podem resultar em convites incríveis, que você pode imprimir ou mandar por email ou redes sociais mesmo.

Organização e decoração

Crédito: Thinkstosck

Caso você more em apartamento e irá realizar a festa na sala ou num salão de festas do condomínio, você pode decorar as portas e paredes com enfeites de plástico e papel, em formato de abóboras, morcegos, fantasmas e caveiras.

Se você desejar um clima de Halloween mais sofisticado, espalhe candelabros pela casa, toalhas de mesa preta, detalhes em vermelho e iluminação bem baixa. Você pode também trocar as lâmpadas comuns pelas coloridas ou pela luz negra que dá aquele efeito de brilho nas cores claras.

Se você mora em casa, é possível aproveitar bem o espaço colocando abóboras iluminadas na entrada. Para fazê-las é necessário retirar toda a polpa e deixar secar por pelo menos um dia inteiro. Depois é só recortar os olhos e boca com uma faca e colocar as velas dentro. Dá um visual muito legal à festa, sendo um dos enfeites mais tradicionais de Halloween.

Crédito: Thinkstosck

Você também pode fazer da entrada da casa até a porta pegadas “suspeitas”, produzindo o truque com esponjas e tinta lavável.

Nas mesas você pode usar também pratos e guardanapos enfeitados com o tema do Dia das Bruxas que são facilmente encontrados em casa de festas nessa época.

Ao preparar a festa, lembre-se que a música é superimportante. Então, já deixe pronta uma boa seleção e não se esqueça de adicionar “Thriller” do Michael Jackson! Você também pode deixar sua TV ligada com alguns filmes de terror no DVD.

Comidas e bebidas

Crédito: Thinkstosck

Nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa, a época do Halloween acontece durante o outono quando as temperaturas já estão mais baixas. No cardápio típico desses lugares geralmente entram opções preparadas com a abóbora, já que sobra bastante na hora de preparar as lanternas iluminadas com ela.

Eles preparam com a abóbora sopas, tortas e cupcakes. Aqui no Brasil o calor já começa a dar as caras e a sopa pode ficar de fora, mas você pode aproveitar o alimento tão tradicional do Halloween para fazer algumas receitas mais brasileiras, confira algumas delícias nos links do site Tudo Gostoso:

Bolinho de abóbora com carne seca e mussarela

Doce de abóbora cremoso

Torta dourada de abóbora

Além dos pratos feitos com abóbora, para uma festa fica mais fácil servir os convidados com refeições fáceis de consumir como as do tipo “finger food”, ou seja, petiscos, salgadinhos e doces pequenos. Minicupcakes com enfeites deixam tudo ainda mais divertido (e saboroso).

O ideal é que tenha uma mesa para os salgados, uma para os doces e uma só com as bebidas, copos e gelo. Se não for possível, deixe dividida a mesa com as comidas de um lado e as bebidas do outro. Isso facilita o trânsito na hora da festa.

Crédito: Thinkstosck

Nos Estados Unidos, por exemplo, existem muitas bebidas para o Halloween que são preparadas quentes, mesmo as alcoólicas, devido a época ser fria por lá.

Aqui no Brasil podemos dispensar as quentes e preparar drinks coloridos inspirados no tema.

Como a preferência nacional é cerveja, não pode faltar na festa. A vodka pode ser incluída em drinks bonitos e enfeitados!

Se possível, deixe um amigo encarregado de prepará-los durante a noite. Inspire-se nas cores laranja (da abóbora) e no vermelho (sangue) para fazer as bebidas.

Você pode criar coquetéis usando suco de laranja, licor de cassis, frutas vermelhas e outros ingredientes.

Para produzir aquele efeito de sangue escorrendo no copo, você pode usar calda de morango ou framboesa.

Um drink que é a cara do clima Halloween é o Bloody Mary, feito com vodka e suco de tomate. Para quem torce o nariz para essa combinação, caipirinhas de morango ou opções preparadas com bebidas vermelhas deixam o clima mais “vampiresco”.

Confira algumas receitinhas fáceis de drinks do Tudo Gostoso:

Bloody Mary

Caipirinha de frutas vermelhas e pimenta

Beijo do Vampiro

Fantasias

Crédito: Thinkstosck

Não é só de fantasias de personagens assustadores que se faz o Halloween. Muita gente aproveita a data para fazer um “segundo carnaval” e pode sair por aí vestido com muitas outras inspirações como os super-heróis.

Além das básicas como as bruxinhas, diabinhas, Mortícia, caveiras e vampiras, uma ideia bem legal é se inspirar nos vampiros que são personagens de filmes e seriados de TV como Crepúsculo, Vampire Diaries, The Walking Dead e True Blood.

Seja qual for a fantasia, o importante é aproveitar a data e se divertir com essa festa que está ficando cada vez mais forte aqui no Brasil!

Confira na galeria mais algumas ideias para a sua festa!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: