Astronauta usa um único fio de cabelo para se movimentar em gravidade zero

25/10/2013 às 09:491 min de leitura

Não é necessário fazer muito esforço para se movimentar no espaço, segundo os astronautas que já estiveram na Estação Espacial Internacional. Com o lançamento do filme Gravidade, estrelado por Sandra Bullock e George Clooney, muitas pessoas têm pesquisado mais informações sobre como é viver sem gravidade – e vários especialistas já pontuaram os acertos e os erros do filme dirigido por Alfonso Cuarón, como já listamos aqui no Mega Curioso.

Entre as polêmicas que giram ao redor do filme, especialmente sobre os momentos em que é necessário dar um empurrão para se movimentar, está o fato de que com um mínimo de força você já é capaz de flutuar na direção desejada. Para exemplificar isso, a astronauta americana Karen Nyberg demonstrou um pouco dos efeitos da gravidade, ou melhor, da completa ausência dela no espaço.

Em um vídeo dos bastidores do filme Gravidade, em que Sandra Bullock discorre sobre os treinamentos que teve com a astronauta veterana Cady Coleman, a atriz diz que ficou impressionada quando disseram para ela que com um simples empurrão de um fio de cabelo nas paredes da Estação Espacial Internacional você já é capaz de flutuar sem qualquer esforço. A astronauta Karen Nyberg, que atualmente está na estação, resolveu demonstrar exatamente isso em um vídeo divulgado recentemente.

No vídeo, Nyberg pegou um de seus fios de cabelos e o colocou contra um tipo de corrimão da estação – com esse simples movimento, todo o seu corpo foi na direção oposta ao empurrão. Em poucos segundos, Karen Nyberg rodopiou lentamente e ficou com os pés no alto e o rosto embaixo. A astronauta americana está no espaço desde maio de 2013 e deve voltar à Terra em 10 de novembro.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: