O vídeo que você vai ver abaixo está deixando muita gente de olhos arregalados. Tudo isso porque com ele é possível visualizar um dos grandes medos da humanidade: uma catástrofe nuclear.

Antes que você saia correndo, fique tranquilo, pois as imagens foram feitas por causa da queda de duas ogivas em território russo. O míssil lançado é semelhante ao R-36, desenvolvido pela União Soviética durante a Guerra Fria e ainda em uso.

Para entender melhor como funcionou o disparo, confira a imagem abaixo, que contém oito marcações, sendo que a fase um é o lançamento. A fase de número sete, que você poderá ver no vídeo, corresponde ao momento no qual a ogiva volta à atmosfera terrestre. Na fase de número oito, as ogivas explodem quando colidem com o alvo. Somente as fases sete e oito são visíveis nas imagens abaixo. As ogivas caíram em Kamchatka Krai, território russo localizado no Japão.

Fonte da imagem: Reprodução/Sploid

As ogivas não continham material nuclear, antes que você saiba por aí declarando o início da 3º Guerra Mundial – é proibido realizar testes com material nuclear, como você bem sabe. Ainda assim, a visão desse tipo de evento é bastante perturbadora. O que você faria se, de repente, o céu acima de você fosse tomado por essas luzes?