A história da atiradora Roza, que aos 19 anos participou da Segunda Guerra

09/12/2016 às 09:001 min de leitura

Se você foi uma das muitas pessoas que assistiram Sniper Americano, provavelmente tem alguma curiosidade sobre atiradores e pessoas que parecem ter algum tipo de superpoder, afinal, convenhamos, a história do atirador Chris Kyle, em quem o filme foi inspirado, é realmente intrigante. Conhecido por sua mira impecável, o Pentágono confirmou 160 mortes das 255 pelas quais ficou conhecido.

Outra pessoa que pode entrar para a lista de grandes atiradores do mundo é, sem dúvidas, Roza Shanina, uma franco-atiradora soviética que atuou durante a Segunda Guerra Mundial. Das mortes confirmadas, estão 54, além, é claro, das não oficiais.

Os jornais da época chamavam Roza de “terror invisível”, justamente por sua capacidade de camuflagem e também pela pontaria impecável com a qual atuava. Detalhe: quando construiu esse “currículo matador”, Roza tinha apenas 19 anos.

História

Galeria 1

Roza demonstrou interesse pelo serviço militar depois da morte do irmão, em 1941, deixando claro, desde o princípio, que seria uma atiradora. Não demorou para que a sua postura fizesse sucesso, e o que mais chamou a atenção foi sua capacidade de atirar em alvos em movimento e de realizar dublês, que é quando dois alvos são acertados com apenas dois tiros, em sequência e rapidamente.

A precisão e a velocidade de Roza a transformaram na primeira atiradora mulher da União Soviética a ser recompensada com o título de Ordem de Glória, concedido pela Bielorrússia.

A atiradora morreu enquanto servia ao exército soviético, quando foi assassinada ao participar de uma barragem humana que visava proteger os inúmeros soldados feridos durante uma batalha da Segunda Guerra Mundial.

Apesar de ter suas habilidades reconhecidas, Roza era criticada pelo governo soviético por proteger soldados e impedir, em certas ocasiões, que alguns deles participassem de batalhas mais pesadas. Essas informações se tornaram públicas graças ao diário de combate de Rosa, que passou a ser conhecido em 1965. E aí, você já tinha ouvido falar dela? Como acha que seria se essa história virasse filme?

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: