Viagem ao passado: veteranos das Guerras Napoleônicas posam para fotos

20/01/2018 às 05:002 min de leitura

Caso você não se recorde muito das suas aulas de História, as Guerras Napoleônicas foram uma série de conflitos de escala global que ocorreram entre os anos 1799 e 1815. Como você já deve ter deduzido (ou se lembrado), as batalhas foram lideradas por Napoleão Bonaparte — que decidiu colocar o Império Francês contra diversas alianças europeias.

Modernização na arte da guerra

Os conflitos acabaram por envolver quase todas as nações europeias, assim como alguns países da África e das Américas, e marcaram uma evolução na arte da guerra. As Guerras Napoleônicas revolucionaram os exércitos europeus e ocorreram em uma escala jamais vista até então, principalmente graças à introdução do levée em masse — levante em massa —, ou seja, do alistamento involuntário.

Basicamente, o confronto transformou a ideia de que as guerras eram um esporte para reis e nobres no conceito de conflito em escala global e envolvendo o deslocamento de grandes tropas. Ademais, durante as Guerras ocorreu uma grande modernização nas táticas e nos exércitos europeus, assim como uma evolução em equipamentos e armas, já que, ao final, a maioria das tropas europeias contava com atiradores e foguetes de artilharia.

Outra mudança foi nos uniformes dos oficiais, que deixaram de ter cores fortes e chamativas e passaram a ser produzidos em tons mais sóbrios e a apresentar camuflagens. Pois os retratos que você vai ver a seguir, reunidos pelo pessoal do portal Rare Historical Photos, provavelmente são as únicas imagens que existem de veteranos das Guerras Napoleônicas.

Elas mostram integrantes do Grande Armée — o Grande Exército imperial de Napoleão — e da Guarda clicados durante um evento realizado em Paris no dia 5 de maio de 1858. Todos os veteranos já se encontravam em idades avançadas, como você poderá ver, mas ainda assim posaram imponentes com suas medalhas de Santa Helena. Confira:

1 – Granadeiro do 24º Regimento da Guarda Imperial

2 – Oficial do 7º Batalhão de Hussardos

3 – Oficial do 24º Regimento de Caçadores a Cavalo e da Legião de Honra

4 – Quartel-mestre com uniforme dos Caçadores a Cavalo da Guarda Imperial

5 – Granadeiro da Guarda Imperial

6 – Mameluco da Guarda Imperial

7 – Oficial do 7º Regimento dos Dragões

8 – Sargento do 2º Regimento de Engenheiros

9 – Oficial do 2º Regimento de Hussardos

10 – Lanceiro da 2ª Cavalaria Ligeira da Guarda

11 – Outro lanceiro da 2ª Cavalaria

12 – Oficial da Guarda Imperial

13 – Oficial do 1º Regimento de Hussardos

14 – Quartel-mestre do 1º Regimento de Hussardos

15 – Oficial do 2º Regimento de Caçadores a Cavalo da Guarda Imperial

 ***

Napoleão Bonaparte conseguiu conquistar boa parte da Europa durante a sua impressionante campanha, mas viu seu domínio ruir rapidamente depois da desastrosa tentativa de invadir a Rússia em 1812. Como resultado, as Guerras Napoleônicas levaram à dissolução do Sacro Império Romano-Germânico e abriu caminho para a consolidação da Alemanha e da Itália anos mais tarde.

O conflito também levou ao enfraquecimento do poder do Império Espanhol sobre suas colônias — que iniciaram uma série de revoluções nacionalistas nas Américas. Por fim, com as Guerras Napoleônicas e a perda de poder de outras grandes nações da época, o Império Britânico se tornou a maior potência mundial durante o século seguinte.

*Publicado em 2/12/2016

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: