Sem querer, o Cam de ‘Modern Family’ quase salvou a vida de Bin Laden

20/03/2017 às 11:442 min de leitura

No dia 1º de maio de 2011, uma enorme operação militar estava preparada para uma invasão na cidade de Abbottabad, no Paquistão, a ser realizada no dia seguinte. O alvo era claro: capturar, vivo ou morto, o maior terrorista dos últimos anos, Osama Bin Laden. Esse era um segredo que pouquíssimas pessoas sabiam.

E no dia 1º de maio de 2011, também acontecia o Jantar dos Correspondentes, na Casa Branca, em Washington (EUA). Barack Obama recebeu os convidados às vésperas de uma das maiores operações militares do país, mas disfarçou ao máximo saber o que aconteceria nas próximas horas. Apenas ele e mais uma meia dúzia de pessoas no local sabia da movimentação em curso no Paquistão.

O Jantar dos Correspondentes é um evento importantíssimo no calendário político norte-americano. Os maiores segredos correm riscos de serem vazados justamente pelo status que isso pode render tanto a quem vaza quanto a quem consegue a informação. Por isso, os jornalistas ficam em polvorosa tentando arrancar algum segredo bombástico dos presentes.

Barack e Michelle Obama durante o Jantar dos Correspondentes de 2011

"Problema de encanamento"

Para demostrar alguma informalidade ao evento, como se não quisessem arrancar informações, a maioria dos jornalistas chama personalidades para o jantar. Eric Stonestreet, o Cam de “Modern Family”, era um dos convidados da rede ABC News. O ator tinha uma visita guiada pela Casa Branca no dia seguinte, justamente quando iria acontecer a operação contra Bin Laden.

Porém, Stonestreet recebeu a informação de que a visita estava cancelada. Ele perguntou a William Daley, chefe de gabinete da Casa Branca na época, se algo estaria acontecendo para cancelarem o tour. George Stephanopoulous, que era porta-voz da Casa Branca durante a era Clinton, ouviu a conversa e sacou que algo estava estranho. Ele deu uma pressionada em Daley, que desconversou falando que era apenas um problema no encanamento.

O próprio Daley garantiu que levaria Stonestreet para um passeio guiado na semana seguinte, e a história morreu por aí. O ator aceitou prontamente e não especulou mais, mas a história poderia ter sido completamente diferente se algum outro jornalista estivesse por perto e especulasse melhor a história. O destino de Bin Laden poderia ser bem diferente caso uma bomba dessas vazasse durante o jantar que acontecera na véspera de sua morte.

Eric Stonestreet estava acompanhado de Katherine Tokarz, sua namorada na época, no Jantar dos Correspondentes de 2011

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: