No dia 1º de maio de 2011, uma enorme operação militar estava preparada para uma invasão na cidade de Abbottabad, no Paquistão, a ser realizada no dia seguinte. O alvo era claro: capturar, vivo ou morto, o maior terrorista dos últimos anos, Osama Bin Laden. Esse era um segredo que pouquíssimas pessoas sabiam.

E no dia 1º de maio de 2011, também acontecia o Jantar dos Correspondentes, na Casa Branca, em Washington (EUA). Barack Obama recebeu os convidados às vésperas de uma das maiores operações militares do país, mas disfarçou ao máximo saber o que aconteceria nas próximas horas. Apenas ele e mais uma meia dúzia de pessoas no local sabia da movimentação em curso no Paquistão.

O Jantar dos Correspondentes é um evento importantíssimo no calendário político norte-americano. Os maiores segredos correm riscos de serem vazados justamente pelo status que isso pode render tanto a quem vaza quanto a quem consegue a informação. Por isso, os jornalistas ficam em polvorosa tentando arrancar algum segredo bombástico dos presentes.

Barack e Michelle Obama durante o Jantar dos Correspondentes de 2011

"Problema de encanamento"

Para demostrar alguma informalidade ao evento, como se não quisessem arrancar informações, a maioria dos jornalistas chama personalidades para o jantar. Eric Stonestreet, o Cam de “Modern Family”, era um dos convidados da rede ABC News. O ator tinha uma visita guiada pela Casa Branca no dia seguinte, justamente quando iria acontecer a operação contra Bin Laden.

Porém, Stonestreet recebeu a informação de que a visita estava cancelada. Ele perguntou a William Daley, chefe de gabinete da Casa Branca na época, se algo estaria acontecendo para cancelarem o tour. George Stephanopoulous, que era porta-voz da Casa Branca durante a era Clinton, ouviu a conversa e sacou que algo estava estranho. Ele deu uma pressionada em Daley, que desconversou falando que era apenas um problema no encanamento.

O próprio Daley garantiu que levaria Stonestreet para um passeio guiado na semana seguinte, e a história morreu por aí. O ator aceitou prontamente e não especulou mais, mas a história poderia ter sido completamente diferente se algum outro jornalista estivesse por perto e especulasse melhor a história. O destino de Bin Laden poderia ser bem diferente caso uma bomba dessas vazasse durante o jantar que acontecera na véspera de sua morte.

Eric Stonestreet estava acompanhado de Katherine Tokarz, sua namorada na época, no Jantar dos Correspondentes de 2011