Excêntrico e bizarro: 8 fatos sobre Isaac Newton

11/10/2013 às 10:032 min de leitura

Isaac Newton é venerado como um dos maiores cientistas de todos os tempos. Físico, matemático, astrônomo, filósofo, alquimista e teólogo, ele é reconhecido na História por ser o pai da mecânica clássica e descobridor da gravidade.

Mas, em sua época, Newton era também conhecido por outras características, incluindo um comportamento um pouco bizarro e uma personalidade que pode ser considerada peculiar na melhor das hipóteses. Confira estes 8 fatos fascinantes sobre Newton:

1 – Newton se sentia um pecador em tempo integral

Na tenra idade de 19 anos, o futuro matemático carregava uma lista de papel com 48 pecados pelos quais ele se sentia culpado. As “gravíssimas” transgressões pecaminosas variavam de impertinência para sua mãe até pensamentos e palavras impuras. Roubar cerejas, fazer tortas na noite de domingo (dia sagrado), “comer maçã no Seu dia” e bater na irmã também estavam entre os pecados considerados por ele, que se mostrava com uma personalidade um tanto infantil.

2 – Ele enfiou uma agulha em sua órbita ocular de propósito

Fonte da imagem: Reprodução/The Guardian

Naquela época, pouco se sabia sobre as propriedades da visão e da luz. Curioso, Newton embarcou em seu próprio estudo detalhado de óptica, agindo como sua própria cobaia e testando o seu olho com uma agulha. Sobre o feito, ele escreveu em seu diário:

Eu peguei a agulha e a coloquei entre meus olhos e o osso perto da parte de trás, pressionando o meu olho no final de modo a alcançar a sua curvatura. Então apareceram vários círculos brancos e coloridos...

3 – Ele foi garçom

Como um estudante da Universidade de Cambridge, Newton teve que servir mesas no refeitório. Ele era um estudante de graduação que recebia ajuda financeira em troca de executar tarefas. No caso de Newton, ela era garçom e também cuidava dos quartos de outros alunos.

4 – Ele era um cara solitário

Alguns especulam que Newton sofria de uma doença mental (talvez transtorno bipolar) ou autismo. No entanto, esse fato é difícil de saber com certeza, mas uma coisa que está clara é que Newton era cronicamente solitário. É possível constatar isso com mais destaque pelos fatos de sua infância e velhice.

5 – Ele escapou da Grande Peste

Quando um surto devastador de peste bubônica atingiu Cambridge em 1665, Newton e seus colegas de universidade foram mandados para casa para enfrentar a epidemia. Mas o matemático que nascia dentro de Newton fez bom uso de seu tempo, sendo nessa época que ele inventou o cálculo.

6 – Ele praticou alquimia

Célebre por sua genialidade científica, Newton também se envolveu na alquimia — uma pseudociência —, e ele queria alcançar o objetivo de transformar chumbo e outros metais em ouro.

7 – A maçã não caiu na cabeça dele

Fonte da imagem: Reprodução/Crystalinks

“A maioria das pessoas pensa que Newton foi atingido na cabeça com uma maçã. Mas provavelmente não foi isso o que aconteceu", disse o historiador James Gleick ao Huffington Post. Ele afirma que o que talvez tenha acontecido é que Newton percebeu que a mesma força invisível que causou a queda das maçãs no chão também afetou os movimentos da Lua.

8 – Ele morreu virgem

Newton nunca se casou e, embora seja impossível verificar, é amplamente conhecido que ele nunca teve relações sexuais, pois claramente odiava as mulheres.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: