Veja quais foram alguns dos acontecimentos mais extraordinários de 1913

Confira uma curiosa lista de manchetes surpreendentes que fizeram alvoroço há 100 anos
Por em
Fonte da imagem: shutterstock Veja quais foram alguns dos acontecimentos mais extraordinários de 1913

Como você sabe, chegamos naquela época do ano em que somos bombardeados com todo tipo de retrospectiva: principais notícias, imagens mais impactantes, descobertas científicas importantes e por aí vai. Mas e há 100 anos, quando a vida era incrivelmente diferente da nossa? Você consegue imaginar quais foram os acontecimentos mais marcantes do ano?

Se você ficou curioso em saber quais foram eles, o pessoal do site BuzzFeed reuniu em um artigo alguns dos maiores e mais incríveis momentos de 1913, e nós selecionamos dez deles para você conferir. Preparado para fazer uma interessante viagem no tempo?

1 – Acharam a Mona Lisa!

Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed

Indiscutivelmente um dos quadros mais famosos do mundo, a Mona Lisa foi roubada do museu do Louvre em 1911 pelo nacionalista italiano Vincenzo Peruggia, que queria devolver a obra para a Itália. Ela finalmente foi recuperada em 1913.

2 – Chaplin foi contratado

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Por um salário de US$ 150 semanais (perto R$ 350), Charlie Chaplin assinou seu primeiro contrato com a Keystone e entrou para a indústria do cinema.

3 – Criaram um vício

Fonte da imagem: Reprodução/Clichetes

Apesar de ter sido recebido com bastante ceticismo na época, o jornal norte-americano New York World publicou em 1913 o primeiro jogo de “palavras cruzadas” da História.

4 – Mulherada revolucionária

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Em março de 1913, uma passeata organizada pela Associação Nacional de Mulheres Sufragistas levou centenas de norte-americanas às ruas de Washington para pedir pelo direito de voto. É claro que elas não foram levadas a sério e, além de sofrerem com zombarias, muitas foram agredidas e até hospitalizadas.

5 – Inventaram o zíper

Fonte da imagem: pixabay

Foi nesse ano que o revolucionário sistema de fechamento sem ganchos e que dispensava o uso de tantos botões foi patenteado por Gideon Sundback, um engenheiro e inventor sueco que foi tentar a vida nos EUA.

6 – Nu escandaloso

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

O quadro acima, chamado “Manhã de Setembro” — obra de Paul Émile Chabas —, causou um verdadeiro furor quando foi exposto em uma galeria de arte de Chicago, e teve muita gente que tachou a obra de pornografia escandalosa. Pode?

7 – Ideia infeliz

Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed

A Camel começou a comercializar em 1913 o primeiro cigarro em pacotes da História.

8 – Su-su-sucesso!

A primeira lista de músicas mais populares do ano da Billboard foi divulgada em 1913, com “Melinda’s Wedding Day”, de Collins e Harlan, em primeiríssimo lugar nas paradas de sucesso.

9 – Aquecimento global?

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

Medida em julho de 1913 no Vale da Morte, nos EUA, a temperatura de 56,7 °C bateu o recorde da maior temperatura já registrada no planeta, e até hoje essa incrível marca não foi superada oficialmente.

10 – Arranha-céu

Fonte da imagem: Reprodução/BuzzFeed

Com 57 andares e 241 metros de altura, o Woolworth Building de Manhattan foi inaugurado em 1913 e ganhou o título de edifício mais alto do mundo. Apesar de ser um anãozinho perto do Burj Khalifa de Dubai — que mede 828 metros de altura —, o Woolworth continua entre os 50 prédios mais altos dos EUA, assim como entre os mais altos do planeta.  

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria? Colabore com o autor clicando aqui!

Comentários (0)