Como era a vida antes da invenção do papel higiênico?

17/04/2014 às 03:522 min de leitura

Só quem já passou por alguns apertos intestinais em algum banheiro com pouco ou sem papel higiênico dá o valor merecido a esse item de quase sobrevivência do mundo moderno. Vale lembrar uma coisa: nem sempre existiu papel higiênico, e, se você é minimamente curioso, talvez já tenha se perguntado: afinal, como eram as coisas antigamente?

Só para começar em grande estilo, saiba que os povos da Grécia Antiga tinham o costume de se limpar com pedras e argila. Já na Roma Antiga, a coisa era mais comunitária: aqueles caras usavam uma espécie de esponja presa a uma vara para se limpar. Detalhe: o material era usado por várias pessoas diversas vezes. Quando não estava em uso, a esponja ficava mergulhada em água do mar, no banheiro comunal.

Aliás, os banheiros da Roma Antiga eram equipados com bancos de mármore com um furo ao meio. Os banheiros eram comunitários e sem divisões, então havia sempre várias pessoas fazendo necessidade umas ao lado das outras. Que bacana, não é?

Banheiro comunitário da Roma Antiga. Fonte da imagem: Reprodução/wikipedia

Já em 1391, durante a Dinastia Song, na China, as pessoas “comuns” utilizavam qualquer pedaço de papel para limpar seus bumbuns. O imperador, porém, era mais exigente e decretou que seus momentos de troninho mereciam ser acompanhados de um papel com medidas de 60 cm por 90 cm. Coisa pouca.

Na América Colonial as coisas também não eram muito modernas e os britânicos criadores de colônias na América do Norte trouxeram para os lados de cá um costume diferente no quesito higiênico da coisa: sabugos de milho. A novidade não foi muito bem recebida e logo as pessoas começaram a perceber que o bom e velho jornal de ontem serviria como papel higiênico.

Alguns catálogos tinham até mesmo um furinho na lateral superior, ideal para deixa-los pendurados nas casinhas com privadas que, óbvio, eram aquelas que ficavam do lado de fora das residências.

Fonte da imagem: Reprodução/marie-hanrahan

A descarga como você conhece hoje não existia, logicamente, e só foi inventada em 1596, pelo neto da rainha Elizabeth I. E mesmo depois da criação da descarga, o papel higiênico ainda não existia e só começou a circular em 1857.

O item é, finalmente, utilizado por quase toda a população mundial – só os EUA consomem mais de 7 bilhões de rolos de papel higiênico por ano! Mas ainda tem muita gente que faz suas necessidades em locais inóspitos e sem acesso a itens de higiene, não se iluda.

Existem, também, pessoas que não usam papel higiênico por opção, como em algumas regiões da Índia, onde o costume é limpar o bumbum com a mão esquerda. Há também quem acredite que o melhor jeito de manter a limpeza traseira em dia seja com água, sem papel. E aí, o que você acha disso?

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: