Indiana Jones: estátua achada por nazistas foi feita de meteorito milenar

28/07/2014 às 13:202 min de leitura

Uma estátua de um homem com uma suástica na barriga, descoberta por um grupo de nazistas em 1938, surpreendeu os cientistas ao se constatar que ela foi esculpida em um meteorito muito precioso. Os pesquisadores acreditam que o objeto tenha em torno de mil anos e que tenha sido produzido a partir do meteorito Chinga, que caiu na Terra 15 mil anos atrás, na fronteira da Sibéria com a Mongólia.

A estátua, que é chamada de “Homem de Ferro”, tem 24 centímetros de altura, pesa 10 kg e contém uma forma rara de ferro em sua composição, que apresenta um alto teor de níquel e cobalto. De acordo com o pesquisador alemão Elmar Buchner, como menos de 0,1% de todos os meteoritos possuem essas características, esse é o tipo mais raro que se poderia encontrar.

Indiana Jones e a estátua perdida

Conforme contou a BBC, a história dessa peça lembra uma aventura de Indiana Jones: a estátua teria sido encontrada no Tibete no ano de 1938 por um cientista alemão cuja expedição era apoiada pelos nazistas, em especial por Heinrich Himmler. Este homem acreditava que a “raça ariana” havia surgido no Tibete, e isso fazia com que ele procurasse objetos antigos nessa região.

O Homem de Ferro ficou fora de circulação até 2007, em uma coleção particular, até que ganhou um novo dono, o qual resolveu levar a peça até Elmar Buchner. “Eu tinha certeza absoluta de que era um meteorito quando vi, mesmo a 10 metros de distância”, disse ele.

Embora os sinais da queda do meteorito só tenham sido encontrados em 1913, o pedaço que deu origem à peça parece ter sido coletado centenas de anos antes. Buchner ainda ressaltou que encontrar uma estátua feita de meteorito não seria tão surpreendente, mas poder identificar a origem dele foi algo incrível.

De acordo com os cientistas, o objeto provavelmente representa o deus Vaisravana e foi esculpido por um membro da cultura Bon, que viveu na Ásia cerca de mil anos atrás. “Se estivermos certo e a estátua tiver sido feita pela cultura Bon no século 11, ela tem um valor absolutamente inestimável e é absolutamente única no mundo”, disse Buchner, que ainda revelou que o Homem de Ferro tem uma “aura”, pois antes ele estava “todo dourado”.

Via EmResumo

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: