Você vai se surpreender com o lugar mais profundo dos oceanos

15/10/2014 às 13:422 min de leitura

Se você é fanático por mergulho ou gosta dos mistérios profundos dos oceanos, não pode deixar de conferir um lugar muito sinistro que existe no planeta Terra. Localizado no Oceano Pacífico (próximo as Ilhas Marianas, na fronteira entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas), o local é chamado de a Fossa das Marianas, chegando a atingir a profundidade de 11.034 metros.

O homem chegou nesse local pela primeira vez em 1960, através de um batiscafo — veículo submersível para a exploração de águas profundas que é capaz de suportar intensa pressão — com apenas dois mergulhadores. Depois disso, o assunto ficou um pouco esquecido, até que em 1995 um robô submarino passou a explorar o lugar novamente, sendo deixado de lado novamente.

Eis que, em 25 de março de 2012, o ilustre e premiado cineasta hollywoodiano James Cameron, responsável pelos sucessos de bilheteria Titanic, Avatar, O Exterminador do Futuro, O Segredo do Abismo etc., resolveu fazer uma expedição e mergulhou nas maiores profundezas do planeta, realizando um sonho de infância em “Deep Sea Challenge”, documentário que acompanha o diretor em um mergulho mirabolante na Fossa das Marianas.

Na ocasião, James passou três horas no local dentro de uma cabine do piloto semelhante a uma bola de aço, com apenas 109 centímetros de diâmetro, coletando amostras e registrando vídeos com diversas câmeras 3D de alta resolução. Quando chegou à profundidade de 10.848 metros, ele não perdeu tempo e publicou sobre o feito no Twitter: “Acabei de chegar ao ponto mais fundo do oceano. Chegar ao ponto mais baixo nunca foi tão bom. Mal posso esperar para dividir o que estou vendo com vocês”.

Um lugar muito antigo...

Atualmente, a Fossa das Marianas é um dos lugares menos explorados pelo ser humano, pois o relevo do local é totalmente acidentado, em que é possível ver algumas plataformas, planícies submarinas, cadeias de montanhas, entre outras deformidades. De acordo com alguns estudos, o lugar foi formado entre 6 e 9 milhões de anos atrás — far... Far away.

Possível cemitério de resíduos nucleares

Semelhante ao que acontece com outras fossas oceânicas, a Fossa das Marianas foi sugerida para atuar como um local de armazenamento de resíduos nucleares, com a esperança de que a subducção de placas tectónicas que se verifica no local possa eventualmente fazer com que o lixo nuclear entre no manto da Terra. Todavia, o depósito de lixo nuclear no oceano é proibido pelo Direito Internacional.

***

E você, leitor, conhece outros locais inusitados como esse? Não deixe de compartilhar sua informação com a gente nos comentários abaixo.

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: