publicidade

9 fotos impactantes de pessoas que enfrentaram tempos difíceis com bravura

21/03/2016 às 07:092 min de leitura

1 – Ruby Bridges

Esta garotinha da foto viveu em um período de extrema segregação racial em 1960, nos EUA. Na época, ela tinha 6 anos de idade e era a única aluna negra entre centenas de alunos brancos em uma escola de Nova Orleans.

Para entrar na escola, Ruby precisava de escolta policial, e a única professora que aceitou dar aulas a ela foi Barbara Henry – NENHUM dos pais dos outros alunos autorizou que seus filhos tivessem aula com Ruby. Barbara ministrou aulas somente para Ruby por dois anos.

2 – O leiteiro de Londres

Ainda que esta imagem já tenha sido apontada como não espontânea, é inegável que ela reflete a tentativa de um povo de “voltar ao normal” depois de tanta destruição provocada pela Segunda Guerra Mundial. A foto é de 1940.

3 – Sufragista, novembro de 1917

Em novembro de 1917, um grupo de sufragistas (as mulheres que lutaram pelo direito ao voto) organizou uma manifestação pacífica em frente à Casa Branca. Lá, foram recebidas com violência e tortura, e o 14 de novembro ficou conhecido como “A Noite do Terror”. No dia seguinte ao massacre, a mulher desta foto voltou para o lugar do protesto, segurando este cartaz que diz: “Pedir liberdade às mulheres não é um crime”.

4 – Kathrine Switzer

Em 1967, Kathrine Switzer se tornou a primeira mulher a participar da Maratona de Boston, mesmo sabendo que nunca uma mulher havia participado da prova. Como não existiam regras proibindo a participação feminina exatamente, ela simplesmente decidiu correr.

Enquanto fazia o percurso, no entanto, foi atacada por um policial que tentou arrancar o número de participante que ela carregava na roupa e tirá-la da corrida. Não funcionou. Kathrine continuou correndo e foi até o fim.

5 – Primeira mulher a ser policial em Washington, 1918

Apenas no início do século 20 foi que as mulheres começaram a ser contratadas como policiais pelo governo dos EUA, mas a função da maioria delas era apenas cuidar de prisioneiras mulheres. Contudo, em 1918 três policiais foram contratadas para exercerem outras funções – na imagem você vê Leola N. King, a primeira mulher a atuar como policial de trânsito.

6 – Mulher sendo presa por usar uma roupa de banho “inapropriada”, 1922

Não é estranho pensar que esta foto foi feita há menos de um século, que, em termos históricos, é pouquíssimo tempo? A prisão aqui aconteceu porque a moça tinha cometido a “ousadia” de deixar as pernas à mostra. Outras mulheres foram presas na mesma ocasião, também por estarem com as pernas de fora.

7 – Capelão realiza rituais fúnebres em soldados mortos na Venezuela

A foto é de junho de 1962, quando houve uma rebelião militar na Venezuela. Na imagem, um religioso abençoa os corpos de inúmeros soldados que haviam sido mortos durante a rebelião, que ficou conhecida como El Porteñazo.

8 – Mulheres francesas fazem paredão para proteger seus filhos de tiroteio

A foto é de 1944, e a única coisa que se sabe a respeito é que ela foi feita durante um tiroteio provocado por atiradores alemães em Paris. Para protegerem seus filhos, estas mulheres se posicionaram na frente deles.

9 – Mulher emigrante amamenta seu filho durante a Grande Depressão norte-americana

O cenário social era péssimo em 1929 nos EUA, e a imagem abaixo, feita por Dorothea Lange, é parte do ensaio “Mãe Emigrante”, que é também um símbolo da situação política da Terra do Tio Sam naquele momento. A mulher da imagem, Florence Thompson, amamenta e acalenta o filho, apesar de não ter comida nem para si mesma.

***

Qual momento da História mais deixa você perplexo? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Educação

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: