Veja o que aconteceria se todo mundo comesse igual aos norte-americanos

06/05/2016 às 14:072 min de leitura

Os executivos da Nestlé fizeram uma revelação assustadora: se o mundo todo tivesse os mesmos hábitos alimentares dos norte-americanos, a água doce do planeta já teria acabado há 15 anos! Só que isso é apenas uma questão de tempo, visto que os outros países estão, sim, no mesmo caminho dos EUA em termos alimentícios.

Acontece que os norte-americanos são algumas das pessoas que mais se alimentam de carne na Terra. O detalhe é que a produção da carne necessita de milhões de litros de água, porque é preciso primeiro irrigar as plantações de milho e soja que servem de alimento para os animais que serão abatidos e chegarão às mesas das pessoas.

Essas informações estavam no relatório secreto intitulado “Pesquisa Nestlé: Esqueça a crise financeira global, o mundo está ficando sem água potável”, que foi vazado pela WikiLeaks. O documento aponta que o curso do planeta parece ser catastrófico – seria muito melhor se nos alimentássemos do milho e da soja que são servidos aos animais.

Irrigação de grandes plantações de grãos para o consumo dos animais pode acabar com os recursos hídricos do planeta Terra em pouquíssimo tempo

Um futuro igual a “Mad Max”

Países ultrapopulosos, como a Índia e a China, estão consumindo cada vez mais carne, de acordo com o relatório da Nestlé. Isso vai acarretar uma crise hídrica que deverá afetar 1/3 da população mundial em 2025, chegando a níveis extremamente alarmantes por volta de 2050.

Segundo a pesquisa, anualmente seria possível retirar 12,5 mil quilômetros cúbicos de água da Terra para a alimentação. Em 2008, já estávamos retirando metade dessa quantidade, que era suficiente para fornecer uma média de 2,5 mil calorias por dia para as então 6,7 bilhões de pessoas no planeta.

Nos EUA, porém, a média diária de calorias ingeridas sobe para 3,5 mil por pessoa – boa parte disso oriunda da alimentação carnívora. Se o mundo todo seguisse esse padrão, a água doce do mundo teria se esgotado por volta do ano 2000. Como em 2050 se estima que seremos 9 bilhões de pessoas, é preciso repensarmos – e muito – nossos hábitos alimentares desde agora.

Em "Mad Max – Estrada da Fúria", a crise hídrica criou um mundo apocalíptico

***

Você está preparado para enfrentar uma crise hídrica gravíssima? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: