Uma identidade para cada bairro de São Paulo

11/05/2016 às 08:352 min de leitura

Você conhece a história do seu bairro? E o significado do nome? Conhece os patrimônios históricos? E as lendas urbanas?

O projeto Identidade SP , do casal Pedro Campos e Stella Curzio, cria um logotipo para cada bairro de São Paulo. Em andamento, o projeto vai criar logotipos para os mais de 450 bairros de São Paulo.

Em meio a criações, conteúdo e fotografia para diversos clientes, ao longo dos mais de 15 anos de profissão, o designer gráfico e fotógrafo Pedro Campos sentia falta de algo autoral que fosse além da sua percepção pessoal. Ele buscava realizar um projeto que contribuísse de alguma forma para algo maior quando, num determinado momento, em 2009, teve a ideia do Identidade SP, porém ficou no papel. Em 2013, em uma das arrumações corriqueiras, resgatou um caderninho antigo de anotações e achou os rabiscos do projeto. Mostrou para a jornalista e fotógrafa Stella Curzio, sua esposa e sócia, e contou a ideia. No mesmo momento, ela achou o projeto fantástico e começou a apoiá-lo.

Galeria 1

Stella é responsável pelo processo de pesquisa do projeto. É ela quem busca as referências sobre os bairros nas mais diversas fontes, o significado dos nomes em dicionários da língua tupi e, quando há oportunidade, visita os bairros pessoalmente para conversar com moradores no intuito de descobrir percepções e lendas urbanas que somente moradores de longa data podem oferecer.

Após essa pesquisa, Pedro estuda também quais são os principais pontos turísticos e históricos de cada região, movimentos culturais importantes, fatos relevantes que influenciam de certa forma a característica de cada bairro e, então, no caso dos prédios tombados pelo patrimônio histórico, ele seleciona diversas fotografias do local e desenha diretamente no computador. No caso de outras ilustrações, como nos casos do Tatuapé, Cursino, Tucuruvi etc., ele faz alguns esboços no papel e somente depois transporta-as para o computador.

Pedro comenta que poderia optar por bandeiras ou brasões, mas existem algumas diretrizes e regras para esses dois, e ele queria algo mais livre artisticamente, por isso fugiu também do conceito de criação de marcas institucionais, que tendem a ser minimalistas. “Queria mais detalhes, de certa forma contar um pouco do bairro ou da sua história no logotipo. No fim, muitos deles são híbridos, ou seja, tem um pouco do conceito de marcas e ilustração. Assim como muitas marcas eram representadas antigamente”, conta.

“Temos o objetivo de criar ou fortalecer o elo entre as pessoas e seus bairros, despertando o sentimento de zelo, contribuindo para a divulgação da história e preservação dos patrimônios e das tradições dos bairros paulistanos e valorizando o aspecto cultural da cidade”, resume Stella.

Para complementar o projeto, Stella criou uma websérie. O programa é inteiro elaborado, dirigido e apresentado por ela, que vai até os bairros que já ganharam logotipo mostrar de onde surgiram as inspirações para as criações, fortalecendo ainda mais o processo de identificação das pessoas com os bairros. 

Pedro Campos é designer gráfico e fotógrafo, idealizador do projeto. Stella Curzio é jornalista e fotógrafa, responsável pelo processo de pesquisa do projeto.

O casal espera publicar um logotipo por semana. Este ano eles inauguraram uma loja virtual. Por enquanto, são duas opções de canecas para cada bairro em duas versões “dia e a noite” e camisetas 100% PET. Em breve será lançada uma coleção especial de pôsteres com as ilustrações dos patrimônios históricos de São Paulo que Pedro está preparando.

Via assessoria

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: