publicidade

Assustador: mais 10 fotografias em que supostamente aparecem fantasmas

20/06/2017 às 04:014 min de leitura

Muita gente tem fixação por saber o que existe depois da morte. Céu? Inferno? Purgatório? Nada? A curiosidade humana sobre esse assunto tem gerado inúmeras especulações – e as suas supostas respostas são a base de inúmeras religiões mundo afora.

Com o advento da fotografia, um fenômeno surgiu: o de pessoas que alegam ter feito, mesmo sem querer, o registro de fantasmas! Enquanto a maior parte parece se tratar de manipulação (principalmente com a popularização de softwares como o Photoshop), algumas imagens desafiam os estudiosos e parecem ser bastante autênticas.

Nós já abordamos esse assunto aqui e aqui. Porém, se prepare que existem muito mais histórias assustadoras mundo afora. Por isso, fique atento a estas 10 fotografias em que supostamente os espíritos tentam roubar o foco para si:

1. Lorde Combermere

Nessa foto de 1891, feita na biblioteca Abbey Combermere, na Inglaterra, podemos notar a imagem de um homem sentado na cadeira em primeiro plano. Aliás, só o braço direito, a cabeça, o pescoço e um pedaço do peito estão visíveis.

Acredita-se que esse espírito seja o de Lorde Combermere, cujo velório estava acontecendo a mais de 6 km da biblioteca no momento em que a foto foi tirada. O distinto cavalheiro foi morto após ser atropelado por uma carruagem. Nessa época, o tempo de exposição para o registro das imagens fotográficas era bem maior que o de hoje em dia – para se ter uma ideia, essa foto aí demorou mais de uma hora para ficar pronta.

Algumas pessoas especulam que alguém poderia ter sentado na cadeira nesse período, mas a família de Combermere diz que isso é impossível, já que todos os funcionários e parentes estavam no velório do patriarca. Sinistro!

2. Freddy Jackson

Dois dias antes da foto abaixo, o mecânico Freddy Jackson foi morto em um acidente com uma hélice de avião. Porém, muitos acreditam que ele quis aparecer nessa foto do Esquadrão de Goddard, durante a Primeira Guerra Mundial. O registro foi feito em 1919 – justamente no dia em que o velório de Jackson acontecia.

Ele pode ser visto ao lado de um piloto (o quarto da esquerda para a direita na fileira superior). Inclusive, todos na imagem reconheceram o rosto do colega que acabara de falecer. A foto ficou mantida em segredo até 1975, quando o oficial Sir Victor Goddard compartilhou o fato.

3. Escondido entre as lápides

O ator, cantor e caubói Terry Ike Clanton queria fazer uma foto de um amigo como se fosse nos tempos do Velho Oeste norte-americano. Para isso, resolveu fazer um registro em preto e branco, sem saber, é claro, que uma figura sinistra apareceria ao fundo da imagem, entre as lápides de um cemitério antigo.

Ele ainda jura que a figura está segurando uma faca – você pode tentar enxergá-la logo abaixo do colarinho, no lado direito do suposto fantasma. Para aumentar a “veracidade” da foto, basta analisar as sombras das duas pessoas que aparecem nela: enquanto o amigo de Clanton projeta uma sombra para trás, o intruso projeta a sua para frente.

4. Jane Churm

Uma das mais famosas fotos de fantasma mostra o que seria o espírito de Jane Churm, uma garotinha que teria incendiado acidentalmente muitas casas no ano de 1677, em Shropshire, Inglaterra. Mais de três séculos depois, em 1995, outro incêndio aconteceu na região, consumindo uma construção de 90 anos.

Muitas pessoas acompanharam esse novo incêndio, que não deixou vítimas. Um dos moradores, Tony O’Rahilly, fez a imagem abaixo – só que nem ele nem ninguém presente se lembra de ver uma garota no meio das labaredas. A figura só teria aparecido na hora de revelar o filme.

Porém, em 2005, foi descoberto que essa imagem pode realmente ser uma fraude. Um cartão postal de 1922, que mostra a rua e a construção incendiada décadas depois, tinha uma menininha com as mesmas roupas e posição da suposta fantasma da foto. E agora?

5. A garota do cemitério Grove Bacharel

Em 1991, o Grupo de Pesquisa de Fantasmas de Chicago, nos EUA, estava reunido em um cemitério no estado de Illinois – supostamente um dos mais assombrados do país. Com exceção dos pesquisadores, o local estava vazio. Mais de 100 relatos de aparições existem por lá, e, com uma câmera infravermelha, a imagem abaixo foi capturada.

Chamada de “Garota do Cemitério Grove Bacharel”, a figura aparece sentada sobre um túmulo, com algumas partes de seu espectro sendo transparente. Além disso, suas roupas parecem ser muito antigas. Assustador, hein?

6. A garota no trilho

O cruzamento de uma estrada com um trilho ao sul de San Antonio, no Texas (EUA), foi palco de uma tragédia: várias crianças morreram em um acidente. Desde então, diversos relatos de espíritos infantis rondam a região.

Dispostos a testar essa lenda urbana, Andy e Debi Chesney foram ao local e fizeram várias fotografias. Surpreendentemente, a imagem de uma menina com um urso de pelúcia nas mãos apareceu em uma das fotos. Alguns, entretanto, falam que se trata de uma menina com um cachorro a seus pés.

7. Walter Fergunson

Durante o discurso de Robert Fergunson em uma convenção espírita em Los Angeles, nos EUA, no ano de 1968, a imagem abaixo foi capturada. O que parece, a princípio, um caso de dupla exposição, logo cai por terra quando se descobre que a fotografia foi feita com uma câmera Polaroid – daquelas em que a impressão é instantânea.

Mais tarde, o espectro que aparece ao lado do palestrante foi identificado como sendo o de seu irmão, Walter Fergunson, que falecera em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

8. Turismo fantasmagórico

No GIF abaixo, é possível ver duas fotos tiradas em sequência: com e sem flash. Elas foram feitas em 1988, por um grupo de turistas reunidos no Hotel Vierjahreszeiten, na Áustria. Ambas foram feitas com temporizador, mas na primeira o flash não foi disparado – e justamente nessa é possível ver a imagem de uma mulher, com um tamanho um pouco desproporcional ao resto do grupo e com o rosto levemente embaçado.

Nenhum dos presentes conseguiu reconhecer a suposta aparição, e a Universidade de Leicester, na Inglaterra, que estudou a imagem, descartou a hipótese de dupla exposição. Que medo!

9. Abraço do além

Pouca coisa se sabe sobre a foto abaixo, porém, mesmo assim, ela é bastante sinistra. Supostamente, as duas meninas estavam passeando pela cidade de Manilla, nas Filipinas, quando pediram para um desconhecido tirar uma foto delas com a câmera de um celular – que na época tinha baixa resolução. Porém, a figura à direita segurando o braço de uma delas é bem assustadora.

10. O piloto do helicóptero

Durante uma visita ao Fleet Air Arm Station, na Inglaterra, a mulher da foto insistiu em fazer um registro dela sentada em um helicóptero aposentado. A única coisa que se sabe da aeronave é que ela esteve na Guerra das Malvinas, em 1982. A foto foi feita cinco anos depois e mostrou o que parece ser um dos pilotos ao lado da mulher. Ela também conta que sentiu muito frio ao sentar naquele banco – mesmo aquele dia tendo sido bem quente.

***

E aí, leitores, já conheciam essas imagens? Acreditam que possa ser possível registrar fotos do além com nossas câmeras?

*Publicado em 15/10/2015

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

Últimas novidades em Mistérios

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: