O canal BrainCraft, do YouTube, traz uma séries de ilusões de ótica para você brincar com o seu cérebro. A apresentadora Vanessa Hill explica, no vídeo acima, um truque bem simples que fará com que pareça que você tem um buraco na sua mão!

Tudo o que você precisa é de um pedaço de papel – pode ser até uma cédula de dinheiro, por exemplo. Você deve enrolar esse papel como se fosse um tubo e usá-lo como uma espécie de luneta. Depois, você deve aproximar sua mão a cerca de 5 cm do seu rosto e tentar focar apenas no que aparece no tubo.

Aos poucos, as duas imagens irão se fundir, parecendo que você está vendo através de um buraco em sua mão! Um conselho: eu tentei a experiência aqui no Mega Curioso, mas meus óculos atrapalharam na primeira tentativa. Sem eles, foi mais fácil de enxergar o furo na minha palma. Depois que eu entendi a técnica, consegui repetir a brincadeira usando meus "quatro olhos".

Brincadeira faz você ver através de um "buraco" na sua mão

Explicação

Isso é resultado de um fenômeno chamado rivalidade binocular. Como temos dois olhos, nosso cérebro tende a mesclar as imagens que eles capturam até formar uma percepção tridimensional. Porém, quando visualizamos coisas completamente diferentes, o cérebro irá suprimir uma delas priorizando aquela que for dominante – que no caso da experiência acima é a do olho com a luneta, já que é nele que você mantém o foco. Legal, né?

***

Você gosta de ilusões de ótica? Comente no Fórum do Mega Curioso