7 fogos de artifícios divertidos e criativos

28/12/2017 às 05:002 min de leitura

Uma das coisas mais legais das festas de final de ano é acompanhar a queima de fogos de artifício durante o réveillon. A maioria das pessoas se encanta com as cores e formas dos fogos – e algumas cidades realmente capricham no espetáculo, como no Rio de Janeiro, onde a queima dura quase vinte minutos.

Mas enquanto aqui no Brasil eles aparecem principalmente na noite da virada de ano, em outros países eles estão presentes em festas tradicionais ou grandes inaugurações. Na internet, é possível acharmos vídeos incríveis de queimas de fogos de artifícios nos EUA, Japão, Emirados Árabes e por aí vai.

Breve histórico dos fogos de artifício

Acredita-se que os primeiros fogos surgiram na China ou na Índia há mais de mil anos! Com a fabricação da pólvora nessa mesma época, os primeiros Gandalfs da vida real viram que se ela fosse acesa dentro de bambus, produziria um estrondo tão forte que espantaria os espíritos ruins, na crença da época.

Gandalf entretendo os convidados do aniversário de Bilbo em "O Senhor dos Anéis"

Quando Marco Polo levou a pólvora da China para a Itália no século 13, os artesões locais descobriram primeiro como fazer os fogos de artifício subirem aos céus e como incluir pedaços de metal para que produzissem brilhos dourados e prateados. A partir do ano 1700, sais de metal foram usados para criar outras cores e deixar as queimas de fogos ainda mais bonitas.

Apesar de a técnica ser milenar, foi apenas a partir de 1990 que os fogos começaram a mostrar símbolos como smiles, bandeiras e corações. Sua fabricação é muito mais trabalhosa, mas garante um espetáculo visual maior. Confira com o Mega Curioso uma compilação de 7 fogos de artifício sensacionais:

1. Smiles e estrelas

2. Corações

3. Espiral

4. Anel com diamente, cubo e taça de coquetel

5. Pênis

Edit: descobrimos que esse vídeo é falso, mas achamos engraçado demais para retirá-lo da lista. Principalmente pelo fato de que ele teve enorme repercussão.

6. Planetas

7. HAPPY

Bônus

Apesar de os fogos de artifício serem muito bonitos, ainda estamos longe de ver aqueles criados por Gandalf em “O Senhor dos Anéis”, por isso vamos terminar a matéria com o dragão que aparece no primeiro filme da trilogia e na expectativa de algum dia ainda vermos isso na vida real:

***

Gostaram? Qual formato você ainda sonha em ver nos seus em uma queima de fogos? 

*Publicado em 18/8/2015

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: