9 coisas que você nunca imaginou que iria fazer pela internet

13/12/2016 às 04:566 min de leitura

A criação e, posteriormente, a popularização da internet causaram uma revolução nas vidas das pessoas na virada do século 20 para o 21. As distâncias no mundo, pelo menos virtualmente, diminuíram, e, conforme os anos foram passando, mais pessoas foram tendo acesso à rede mundial de computadores, e as novas tecnologias que possibilitam conexões mais estáveis e velozes permitiram que mais serviços surgissem para o conforto dos usuários.

É sobre esses diversos serviços que vamos falar. Quem foi pelo menos adolescente no começo dos anos 1990 sabe o que é depender de telefones fixos, de táxis passando nas ruas e da necessidade de ir a todos os lugares físicos – como bancos, lotéricas e muitos outros – para conseguir as coisas.

Diversas atividades que sequer imaginamos que um dia teriam suas dinâmicas mudadas podem ser resolvidas sem sair de onde você está, tudo online

Hoje em dia, tudo ficou mais fácil, pelo menos para quem tem acesso à internet e a dispositivos para acessá-la, como celulares, tablets ou computadores. Assim, diversas atividades que sequer imaginamos que um dia teriam suas dinâmicas mudadas podem ser resolvidas sem sair de onde você está, tudo online.

Algumas delas já acontecem há algum tempo e até já nos acostumamos, outras ainda são relativamente novas, mas tudo indica que vão se consolidar nos próximos anos. Confira a lista:

Estudar sobre qualquer coisa

Quando começou a se popularizar, a internet acabava sendo vista por muita gente como uma distração, um recurso para ser usado na hora de lazer para conversar com pessoas, ler coisas interessantes e se embrenhar em joguinhos com outros usuários no mundo todo. Hoje em dia, ela é usada para tudo, de entretenimento a trabalho, e claro, educação.

Você também pode fazer cursos completos de faculdades e outras instituições a distância, usando apenas o seu computador e uma boa conexão com a internet

Além de plataformas feitas especificamente para isso, como a Khan Academy, o que não faltam são canais do YouTube de tutoriais ou até com aulas completas sobre todos os assuntos que você pode imaginar. Você também pode fazer cursos completos de faculdades e outras instituições a distância, usando apenas o seu computador e uma boa conexão com a internet ou aplicativos para smartphones.

A internet agora é parte comum dos estudos

Abrir contas de banco sem agência física

Em um mundo onde falta tempo para muita coisa, ninguém quer perder, em uma fila de banco, por exemplo, minutos ou até horas que poderiam ser gastos com coisas mais úteis. Na verdade, a rotina da maioria das pessoas acaba complicando a ida a um banco para resolver problemas, sem contar que as contas convencionais, ligadas a agências físicas, acabam sempre cobrando alguma taxa dos usuários por muitas coisas que sequer são usadas.

Tudo é feito via internet, desde as movimentações até atendimentos com funcionários do banco

Hoje em dia, tanto bancos convencionais quanto novas empresas que trabalham exclusivamente com esse formato disponibilizam contas digitais, que podem ser usadas sem vínculo com alguma agência. Alguns recursos são limitados nesses casos, mas geralmente as taxas são muito mais baixas ou sequer existem. Tudo é feito via internet, desde as movimentações até atendimentos com funcionários do banco. Prático e barato!

Conta digital: use seu banco sem sair de casa

Assistir a filmes e séries

Há não muito tempo, dependíamos única e exclusivamente de cinemas, locadoras de vídeo e da televisão para assistirmos a filmes e acompanhar séries, tudo no horário e da maneira como quem os exibia queria. Com a melhoria na média da velocidade das conexões de internet, os sites de streaming de vídeo caíram no gosto dos internautas e, aparentemente, vieram mesmo para ficar.

Diversas empresas disponibilizam agora conteúdo “on demand” para seus assinantes assistirem onde e quando quiserem

A ascensão desses sites ajudou, inclusive, a diminuir a pirataria, visto que, por um preço mensal razoável, o usuário consegue um acervo grande e de boa qualidade para assistir onde quiser, bastando estar conectado à internet. Diversas empresas disponibilizam agora conteúdo “on demand” para seus assinantes assistirem onde e quando quiserem.

Assista a filmes onde e na hora que quiser!

Contratar serviços (entrega, faxineiro, médico, mecânico...)

Antigamente (ou seja, há cerca de uns 10 anos para trás), sempre que precisávamos de alguma prestação de serviço de confiança, pedíamos dicas para conhecidos e outras pessoas próximas. Na falta desse recurso, procurávamos nas Páginas Amarelas ou em classificados de jornal e torcíamos para conseguir bons profissionais.

Hoje em dia, tudo pode ser feito pela internet: contratar diarista para ajudar a arrumar a casa, mecânico para arrumar seu carro na sua própria garagem...

Hoje em dia, tudo pode ser feito pela internet: contratar diarista para ajudar a arrumar a casa, mecânico para arrumar seu carro na sua própria garagem, profissionais para dar aquele jeito na instalação elétrica ou hidráulica da sua residência e até serviços de entrega via moto e médicos que te atendem no conforto do lar. Viva a praticidade da internet!

Médico em casa usando a internet

Conseguir um encontro amoroso

Se bater aquela carência e você estiver atrás de alguma companhia ou mesmo um relacionamento sério, é bem provável que a internet não decepcione

Conseguir aquela companhia pela internet não é novidade para quem foi frequentador das salas de bate-papo no fim dos anos 1990 ou mesmo quem encontrou na vida real aquela pessoa que conheceu no finado Orkut. Mesmo assim, nos últimos anos os aplicativos que promovem encontros amorosos entraram na moda e, hoje em dia, praticamente não há solteiro ou solteira que pelo menos não tenha tentado conhecer alguém dessa maneira.

Seja qual for o seu perfil online – usuário de aplicativos específicos para isso ou apenas de redes sociais –, se bater aquela carência e você estiver atrás de alguma companhia ou mesmo um relacionamento sério, é bem provável que a internet não decepcione.

A internet pode ajudar a encontrar a sua outra metade

Pedir delivery de todo tipo de comida

Comida entregue em casa é coisa antiga e muito usada pelas pessoas, mas foi-se o tempo em que precisávamos guardar todos os panfletos de pizzaria ou lanchonetes com delivery perto de nossas casas. Hoje em dia, tudo é feito pela internet, seja em sites ou aplicativos para dispositivos móveis, que apresentam todas as informações de que precisamos de maneira prática e fácil de usar.

Conectado à internet (e com uma graninha sobrando), você pode saborear o mundo inteiro sem sair de casa

São diversas plataformas que listam os locais que entregam comida (de todos os tipos que você pode imaginar, principalmente nos grandes centros urbanos), inclusive com apps específicos para tipos de alimentos ou lugares delimitados. Conectado à internet (e com uma graninha sobrando), você pode saborear o mundo inteiro sem sair de casa e sem ter que apelar para uma agenda com o número do telefone daquela mesma (e única) pizzaria que você já conhece.

A comida que você quer na hora sem sair de casa

Fazer vaquinha

Sabe quando você se reúne com seus amigos para arrecadar dinheiro para um projeto, para a criação de um produto e que pode beneficiar todos os colaboradores depois? Pois agora tudo isso é feito pela internet nos sites de crowdfunding, o nome chique para a nossa “vaquinha”, onde é possível bancar uma infinidade de projetos interessantes que vão de produtos tecnológicos a obras artísticas e muito mais.

Você pode ter uma ideia interessante e publicá-la em um desses sites para que usuários do mundo inteiro colaborem

Você pode ter uma ideia interessante e publicá-la em um desses sites para que usuários do mundo inteiro colaborem, tudo em um ambiente seguro e à prova de falcatruas. Quem diria que um dia participaríamos de vaquinhas criadas na internet em sites específicos para isso?

Vaquinhas online ajudam a bancar muitos projetos interessantes

Organizar amigo secreto

É só o fim do ano se aproximar que os amigos secretos (ou amigos ocultos) começam a aparecer por toda parte. É o pessoal da escola, da faculdade, do trabalho, do bar, da pelada no fim de semana... Todos querem entrar no espírito natalino de trocar presentes.

Existem dezenas de sites onde é possível inserir os nomes dos participantes e, melhor ainda, você pode colocar o contato de cada um deles para que recebam no conforto do lar o nome do futuro presenteado

Se era complicado antigamente sortear os amigos secretos dos participantes e ter que recomeçar tudo quando alguém escolhia o próprio nome, hoje em dia a internet pode ajudar. Existem dezenas de sites onde é possível inserir os nomes dos participantes e, melhor ainda, você pode colocar o contato de cada um deles para que recebam no conforto do lar o nome do futuro presenteado, sem a necessidade de se encontrarem pessoalmente ou de refazer o sorteio.

Até o Papai Noel vai conferir seus amigos secretos pela internet!

Conseguir caronas

Viajar por aí sem ter um carro, às vezes, é um pouco incômodo. Não é sempre que conseguimos outro meio de transporte – como ônibus – em horários adequados, sem contar que passagens podem ser caras e as viagens podem demorar mais do que o normal, com paradas excessivas que poderiam ser evitadas.

Na grande maioria das vezes, é muito mais barato você ir de companhia com alguém e ainda, quem sabe, fazer novas amizades

Como não é fácil conhecer alguém que vai fazer aquele percurso que você pretende percorrer para rachar as despesas da viagem, tudo pode ser combinado pela internet. Existem grupos em redes sociais que trocam informações sobre horários e disponibilidade de quem usa carro e pode ocupar os espaços vagos de seu veículo com parceiros que ainda podem ajudar na gasolina e nos pedágios.

Caso você não se sinta seguro em fazer uma viagem assim, alguns aplicativos fornecem um ambiente mais seguro na hora de combinar a carona. Na grande maioria das vezes, é muito mais barato você ir de companhia com alguém e ainda, quem sabe, fazer novas amizades.

Viajando com gente nova e pagando mais barato

Bônus: Fazer macumba

Muita gente acha que macumba é coisa ruim e algum tipo de ritual de magia negra, mas nada disso é verdade. A palavra originalmente era o nome de um instrumento percussivo africano, mas nos dias de hoje, em seu uso popular, passou a designar os despachos feitos por rituais religiosos sincréticos de matriz africana. O despacho de macumba é a oferenda feita ao espírito ou à entidade para se obter o favor desejado, seja ele bom ou ruim, e pode levar em sua composição alimentos, velas, bebidas alcoólicas etc.

Já pensou em fazer trabalho para alguém? Tem preguiça de ir a um terreiro? Gosta de serviços ao estilo delivery, tudo feito de casa mesmo? Seja qual for o motivo, se você deseja fazer um trabalho para alguém, este é o local

Dito isso, eis uma coisa que você realmente não imaginava que poderia ser feita pela internet: macumba! A descrição do site Macumba Online explica bem: “Já pensou em fazer trabalho para alguém? Tem preguiça de ir a um terreiro? Gosta de serviços ao estilo delivery, tudo feito de casa mesmo? Seja qual for o motivo, se você deseja fazer um trabalho para alguém, este é o local”.

Basta entrar no site, clicar em “Fazer nova macumba”, escolher o tipo de macumba (as opções são as mais diversas possíveis), colocar o nome do destinatário do trabalho e pronto! Você pode escolher se sua macumba vai ficar visível para o público ou se você vai guardar para você mesmo. Agora é só torcer para dar certo!

Faça sua macumba sem precisar achar uma encruzilhada

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: