Email telepático: será que isso algum dia se tornará realidade?

29/08/2014 às 08:272 min de leitura

Já pensou se um dia, em vez de ter que usar um dispositivo eletrônico qualquer, fosse possível enviar emails através da telepatia? Tudo parece indicar que sim e, melhor ainda, isso pode ocorrer em um futuro bem próximo. De acordo com o Daily Mail, uma equipe de cientistas conseguiu transmitir uma mensagem a um colega que se encontrava a mais de 8 mil quilômetros de distância diretamente para o seu cérebro.

Segundo a publicação, enquanto um dos integrantes da equipe pensava em uma mensagem, os pesquisadores utilizaram equipamentos de eletroencefalografia para registrar a atividade elétrica de neurônios em ação no cérebro. As informações coletadas através dos eletrodos foram então analisadas por um computador, que transformou palavras em dados binários.

Na realidade, equipamentos capazes de captar ondas cerebrais e traduzir esses dados em comandos — que permitem controlar personagens de games e até máquinas — já existem. No entanto, em vez de registrar a atividade cerebral e deixar que a transmissão das informações ocorresse através de duas máquinas, os pesquisadores substituíram uma delas por um cérebro humano.

“Olá!”

Durante o experimento, os cientistas conseguiram transmitir a palavra olá enviada a partir de um voluntário situado em Thiruvananthapuram, na Índia, até Estrasburgo, na França. Uma vez recebida, a mensagem foi “traduzida” por um computador e, por meio da estimulação elétrica, implantada na mente do destinatário.

A palavra enviada apareceu na forma de flashes de luz emitidos diretamente ao canto do campo de visão do participante que recebeu a mensagem, e a sequência na qual os sinais luminosos apareceram permitiu que o destinatário pudesse decodificar o conteúdo.

Taxa de erro

Os cientistas repetiram o experimento enviando pensamentos entre voluntários que se encontravam na França e na Espanha, e a taxa de erro total foi de pouco mais de 15%, sendo 5% correspondente à codificação e quase 11% correspondente à decodificação das mensagens.

Conforme explicaram os cientistas envolvidos no experimento — da Universidade de Barcelona, Escola de Medicina de Harvard, da Axilum Robotics da França e do Starlab, também de Barcelona —, esta é a primeira vez que uma pessoa envia uma mensagem quase diretamente ao cérebro de outra. Segundo acreditam, em um futuro não muito distante, os computadores poderão interagir diretamente com o cérebro humano de forma fluente.

Além disso, os cientistas também preveem que no futuro existirão formas de suportar a comunicação entre computador e cérebro, assim como entre dois cérebros, de forma totalmente rotineira. E você, caro leitor, o que pensa sobre isso?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: