5 invenções megacuriosas feitas apenas com gelo

18/05/2016 às 13:522 min de leitura

1. Garrafas de refrigerante

Na Colômbia, a Coca-Cola lançou algo que parece óbvio: garrafas de gelo! Feitas a partir de um molde de silicone, elas possuem a vantagem de derreter e não poluir o ambiente. Bem, elas acham alguns detratores por conta da ultrarrefrigeração necessária para a sua fabricação, o que também polui o ar. Mesmo assim, elas se tornaram muito populares no país.

2. Saunas

Já imaginou uma sauna feita de gelo? Isso é realidade em países como a Finlândia. Como é de se imaginar, o calor dentro de um bloco de gelo não é tão intenso quanto em uma sauna tradicional, mas no frio dos países nórdicos pode ser bem interessante. Só que é recomendado o uso de meia para seus dedinhos não congelarem pelo contato com a pedra fria.

3. Instrumentos musicais

Diversos materiais já serviram para criar músicas: de madeira e bronze a intestino de animais, por exemplo. Porém, o músico e inventor Tim Linhart criou uma banda inteira de gelo! E olha que o som ficou bem legal, hein? A banda funciona só durante o inverno, já que manter os instrumentos inteiros no resto do ano é complicado: uma simples respiração pode danificá-los.

4. Discos

A banda indie sueca Shout Out Louds fez algo inimaginável: um disco de gelo que toca música de verdade! Na verdade, eles criaram um molde de silicone e o enviaram junto com água destilada para alguns jornalistas. Estes também recebiam instruções para a fabricação caseira do álbum da banda, cujo single “Blue Ice” aparecia no gelo depois de 6 horas no congelador. A qualidade do som pode até ser considerada ruim, mas a invenção foi muito criativa.

5. Parede de gelo

Essa invenção promete ser um dos usos mais inacreditáveis para a água: conter a radiação de uma usina nuclear danificada. Em 2011, o terremoto no Japão prejudicou a estrutura da usina de Fukushima; desde então, especialistas tentam conter o desastre. A radiação está contaminando águas subterrâneas que correm para o mar, por isso a urgência de um projeto de contenção.

A maneira encontrada foi criar uma parede de gelo subterrâneo que desviaria os lençóis freáticos, impedindo a contaminação. O projeto é engenhoso, e a obra foi terminada em abril deste ano, porém ainda é cedo para saber se foi eficiente naquilo que se propunha.

***

Qual foi a coisa mais estranha que você já fez com gelo? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: