Por que, quando e como as calças jeans se tornaram tão populares?

15/10/2014 às 07:524 min de leitura

Uma peça que não pode faltar no guarda-roupa de qualquer pessoa, a calça jeans faz o maior sucesso e reina absoluta entre as roupas mais usadas no mundo. Quem é que não tem uma (ou várias) delas em casa? Mais do que um simples vestuário, elas já são um estilo todo especial e podem ser combinadas com tudo!

Mas você sabe o segredo por trás da calça jeans? Você tem noção do motivo que a torna tão popular ou com que finalidade ela foi criada pela primeira vez? Uma simples e inseparável peça de roupa tem uma história muito interessante e que vale a pena ser compartilhada. Depois de conhecê-la, você terá ainda mais carinho pela sua roupa.

A origem do nome "jeans"

Você sabe por que o nome "jeans"? A menos que você seja um estudante de moda ou tenha muito interesse pelo assunto, você provavelmente não saberá. Esse termo existe desde 1600 e foi usado para descrever o tecido áspero usado para a fabricação das calças dos trabalhadores. Tudo porque o pano chegava da região de Gênova, na Itália, e por isso chamado de "jean".

Tecelões da área de Nimes, na França, tentaram reproduzir esse tecido e ele veio também a ser conhecido como "denim" (você já deve ter ouvido falar nesse termo, não?), um abastardamento das palavras "de Nimes". Os nomes do tecido pegaram e eles são denominados assim até hoje. Bem legal, não acham?

O que a torna tão especial

Afinal, qual é a diferença de uma calça jeans para uma calça de um tecido qualquer? Não é preciso explicar muito sobre a durabilidade do tecido, não é? Ele foi desenvolvido para aguentar muito tempo e são bastante flexíveis, mas a diferença principal não é essa, e sim os rebites que são encontrados em muitos pontos da calça.

Para aguentar o baque de todo um dia de trabalho, esses rebites estão colocados nos locais que mais sofrem tensão, como os bolsos e, muitas vezes, no zíper (e, por falar neles, você sabe por que eles têm as letras "YKK" gravadas? Clique aqui e confira a matéria do Mega Curioso que resolve esse enigma).

Eles estão estrategicamente ali para fazer a sua calça durar muito sem descosturar. Com a tecnologia da indústria têxtil, hoje em dia provavelmente os rebites estão ali somente para enfeite, mas existe toda uma história por trás deles e, antigamente, eles tinham sim uma finalidade e são a razão da longevidade do vestuário.

Ideia de gênio

Quem inventou a calça jeans foi um homem chamado Jacob Davis, vendedor letão que viveu no século 19. Ele se sustentava fabricando e vendendo as peças para mineiros e trabalhadores. Um dia, a mulher de um cliente lamentou para Davis o fato de que, muitas vezes, a calça se rasgava e implorou para que ele encontrasse um jeito de fortalecê-las.

Davis, inspirando-se na sela de um cavalo, resolveu reforçar os bolsos e outras áreas com rebites de metal. A solução foi encontrada. As calças de trabalho rebitadas fizeram sucesso absoluto e durante muito tempo ele teve uma demanda acima do esperado, vendo-se diante de uma grande mina de ouro.

O homem ficou paranoico diante da ideia de alguém roubar o seu projeto e queria patenteá-lo. No entanto, apesar de seu sucesso, ele não tinha o valor necessário para fazer isso. Foi então que um homem chamado Levi Strauss lhe estendeu a mão, resultando na parceria de maior sucesso e que viria a ser sinônimo do produto.

Uma parceria de muito sucesso

Strauss era um europeu nativo que tinha viajado para os Estados Unidos para fazer fortuna. Levi tinha uma pequena loja onde Davis comprava o material para fazer as suas calças. Relatando o seu problema, o comerciante resolveu ajudar Jacob e foi graças ao seu dinheiro que o costureiro conseguiu patentear sua calça rebitada em 1873.

No mesmo ano, a dupla começou a produzir as calças em larga escala e vendiam duas variedades delas: o jeans azul (que você conhece hoje) e um outro tipo de tecido um pouco diferente conhecido como "duck cotton". Mas o primeiro fez muito mais sucesso e o segundo foi retirado de circulação.

Por que? Simplesmente porque o denim era muito mais suave e se tornava macio com o tempo, o tipo de roupa para todos os dias, diferente do "duck cotton". E também porque o jeans poderia ser tingido sem manchar a parte de dentro da calça (consequentemente, sem pintar as pernas de quem a usava).

O "boom" da calça jeans

E como essa peça, tida como vestuário de mineiros e trabalhadores, se tornou tão especial e usada por todos os estilos? Existe uma grande quantidade de fatores que colaborou para isso. Primeiramente, acredita-se que a expiração da patente da Levi, em 1908, deu a centenas de pessoas a possibilidade de fabricar a peça sem sofrer processo.

A segunda coisa provavelmente foi a popularização do estilo de vida de trabalhadores braçais e pessoas rurais. Na década de 30, pessoas pagavam muito dinheiro para experimentar o tradicional cotidiano de um cowboy, usando calça jeans e tudo mais. Isso teria feito com que muita gente gostasse dessa peça.

Em terceiro lugar tem o fato de que os militares ajudaram na expansão da peça de 1940 a 1950. Eles gostavam de usá-la quando estavam de folga e eram amplamente copiados por muitas pessoas que gostariam de ser como eles. O vestuário ia se popularizando cada vez mais e estava prestes a ter o seu "boom"!

A quarta coisa que fez a peça ainda mais popular foi o surgimento de filmes como "Rebel Without a Cause" e "The Wild On", nos quais os protagonistas usavam jeans como uma forma de se rebelar contra as expectativas da sociedade. Após o lançamento desses filmes, na década de 50, a demanda de calças jeans explodiu entre os jovens com interesses semelhantes.

Essa demanda continuou durante os anos 60 e 70, apanhando quase todos os jovens da época. Na década de 80, o jeans teve um apelo sexualmente carregado, com anúncios nos quais os modelos mostravam seus corpos sendo "moldados" pela peça. Isso fez com que a venda do vestuário aumentasse 800% no Reino Unido.

De lá pra cá, é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos uma calça jeans no armário. E há quem seja louco por elas. Seja para trabalhar, para estudar, para sair com os amigos, até mesmo para ir em algum evento mais formal, essa é uma das peças imprescindíveis e, pode-se dizer, mais amadas no mundo inteiro.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: