7 curiosidades surpreendentes sobre o Red Bull

19/08/2015 às 13:083 min de leitura

O Red Bull é a bebida energética mais consumida do mundo, o que deixou seus criadores – um austríaco e um tailandês – milionários. A companhia está em quase todos os países e é dona de uma escuderia de Fórmula 1.

O sucesso, porém, é recente: o Red Bull começou a ser comercializado na Europa em 1987. Desde então, tornou-se um fenômeno, principalmente entre o público jovem, que bebe o energético em festas para ter um gás a mais na pista de dança. Mas ele também é consumido por trabalhadores e estudantes, que precisam se manter atentos por longos períodos – e, afinal, o Red Bull promete te dar “asas”, não é mesmo? 

Confira 7 curiosidades sobre a marca:

1. Receita tailandesa

A fórmula original do Red Bull é de uma bebida energética tailandesa destinada a trabalhadores de fábrica e caminhoneiros que precisam cumprir longas jornadas. A combinação básica é a mesma, taurina e cafeína, porém um pouco mais adocicada. Chamada de Krating Daeng na Tailândia, ela foi “descoberta” por um empresário austríaco em uma viagem de negócios. Ele foi atrás do inventor da fórmula, Chaleo Yoovidhya, e ambos firmaram uma parceria.

Bebida tailandesa que deu origem ao Red Bull que conhecemos

2. Cocaína na fórmula

Folhas de coca são usadas como aromatizantes na fórmula do Red Bull, mas antes passam por um processo de retirada do alcaloide da cocaína. Mesmo assim, autoridades da Alemanha conseguiram encontrar vestígios da droga na bebida e ela foi proibida de ser comercializada no país por um tempo. Porém, a quantidade do entorpecente é tão pequena que seus efeitos só seriam sentidos com o consumo de 12 mil litros do energético!

Folhas de coca estão na fórmula do Red Bull como aromatizantes e são tratadas para retirar os alcaloides responsáveis pelo vício

3. Maior salto da história

O paraquedista austríaco Felix Baumgartner fez um salto inacreditável para divulgar a marca Red Bull. Em 2012, ele subiu até o limite do espaço em um balão estratosférico e se jogou de uma altura de quase 40 quilômetros! Na queda, ele foi a primeira pessoa a quebrar a barreira do som sem o uso de propulsores – Felix atingiu mais de 1,3 mil quilômetros por hora de velocidade! 

Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a marca

4. Festas universitárias

Dietrich Mateschitz, o austríaco que descobriu a bebida na Tailândia, teve uma ideia genial para divulgar seu novo produto lá no final dos anos 1980, quando o Red Bull chegou à Europa. Mateschitz pagava festas universitárias para alunos populares e distribuía a bebida a todos, como forma de mostrar que essa era “A” bebida para os jovens. Funcionou.

Festas universitárias foram organizadas pelos empresários da Red Bull para divulgar a marca entre os jovens

5. Bilhões de unidades vendidas

Até o momento, a Red Bull já vendeu mais de 50 bilhões de latas em 167 países! No último ano, foram mais de 5,6 bilhões, transformando-se na bebida energética mais consumida no mundo. Resultado: Dietrich Mateschitz é o homem mais rico da Áustria e Chaleo Yoovidhya foi o segundo mais rico da Tailândia, até falecer em 2012.

Mais de 50 bilhões de latas de Red Bull já foram vendidas em todo o mundo

6. Coreano deportado por consumo excessivo

O estudante coreano Jyong Chul Lee estava fazendo intercâmbio no Canadá quando teve uma explosão no refeitório da universidade pelo consumo excessivo de Red Bull. Ele foi acusado de perturbação e assédio criminal, tendo sido deportado ao seu país de origem. Um relatório psiquiátrico diz que Lee sofreu intoxicação por consumir diariamente mais de 500 mg de cafeína na forma de energético.

Comportamento alterado por excesso de Red Bull fez estudante coreano ser deportado do Canadá

7. Problemas de saúde

Algumas pessoas alegam ter tido problemas de saúde depois do consumo de Red Bull. A maioria vai ao hospital com dificuldades para respirar e com palpitações cardíacas. No ano passado, uma adolescente de 16 anos morreu enquanto estava de férias no México depois de beber o energético. Além dela, uma mulher diz que ficou cega depois de tomar 28 latinhas diárias de Red Bull!

Lena Lupari alega que ficou cega após consumir diariamente 28 latas  de Red Bull

***

Você consome muito Red Bull? Conheça 7 curiosidades da marca e comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: