Como foi definido o sentido horário dos relógios?

26/03/2017 às 08:002 min de leitura

Certa vez, eu visitei a casa de um amigo de meu pai e fiquei maravilhado com uma invenção: na parede, existia um relógio que rodava no sentido anti-horário! Como os três integrantes da família eram canhotos, eles acharam que essa seria a decoração perfeita para a casa. Agora, tirando esse relógio em específico, o padrão mesmo é usar o sentido horário na fabricação desses objetos. Mas você faz ideia de como ele foi definido?

Tudo começou com a invenção dos primeiros relógios solares pelos egípcios e pelos babilônios, há mais de 3,5 mil anos. Usando uma vareta fincada no solo, eles notaram que a sombra parecia ir da direita para a esquerda – algo que acontece porque a rotação da Terra parece ser no sentido anti-horário, se for vista no Hemisfério Norte (mais especificamente no Polo Norte).

Esses relógios permaneceram bastante populares até a Idade Média, sendo muito confiáveis quanto à sua precisão. Por isso, nada mais normal que continuar com o movimento da direita para a esquerda, ou seja, o horário, quando os primeiros relógios mecânicos surgiram, no século 14. O primeiro nome desse objeto foi “horologium”, junção dos termos gregos que significam “dizer” e “horas”. Daí se originaram os termos “horologiu” (latim), “orologio” (italiano), “horloge” (francês), “reloj” (espanhol) e, é claro, “relógio”.

Relógio solar no castelo do Monte Saint Michael, no Reino Unido

Algumas curiosidades aleatórias sobre os relógios

1. Você sabe o que significa AM e PM no seu relógio? Respectivamente, “ante meridiem” e “post meridiem”, ou “antes do meio-dia” e “depois do meio-dia”, em latim.

2. O relógio mais preciso do mundo foi criado em 2015 e não vai atrasar nem um segundo nos próximos 16 bilhões de anos!

3. O maior relógio de ponteiros do mundo fica no topo das torres Abraj Al Bait, em Meca, na Arábia Saudita – ele possui um diâmetro de 43 metros.

Relógio das torres Abraj Al Bait fica próximo à Caaba, a construção reverenciada pelos muçulmanos em Meca

4. Já o maior relógio solar da Terra possui 27 metros de altura e fica em Jantar Mantar, em Jaipur, na Índia.

5. A Torre dos Ventos, em Atenas, na Grécia, fica abaixo da Acrópole e é tida como a primeira torre de relógio da História, tendo abrigado 8 relógios solares, 1 relógio-d’água e 1 cata-vento.

Torre dos Ventos, em Atenas, com a Acrópole ao fundo

*Publicado em 20/6/16

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: