Perdeu o hábito de ler livros? Aqui estão 4 dicas para recuperá-lo

23/11/2016 às 10:332 min de leitura

A internet é maravilhosa e nós não temos dúvidas disso. O problema é que, como muitos já devem ter reparado, agora passamos mais tempo com o computador, o celular ou o tablet do que com livros – aqueles adornos esquisitos feitos da união de várias folhas de papel com letrinhas escritas, lembra?

Perder o hábito de ler livros é algo, infelizmente, muito comum, mas os benefícios desse tipo de leitura são imensos e por isso é interessante tentar resgatar nossas origens como leitores.

Quando lemos livros, não temos tantos estímulos quanto quando estamos lendo algo em algum aparelho eletrônico. Além do mais, ficamos mais criativos, mais felizes e melhoramos nosso vocabulário e nossa escrita – só para citar alguns exemplos. A seguir, descubra algumas maneiras de voltar a ser um leitor de livros:

1 – Liberte-se daquilo que está impedindo você de ler

Não imagine, por exemplo, a leitura de um livro grande como algo demorado e chato. Pense em cada capítulo separadamente – aos poucos, você vai se envolvendo com a história e a leitura flui.

2 – Faça como a Bela Gil e substitua seus impulsos

Deu vontade de ficar conferindo as últimas publicações dos seus amigos no Facebook? Deixe para depois e leia um capítulo de um livro antes – essa troca vale para todas aquelas coisas que você faz e que não produzem muitos resultados positivos. Substitua aquilo que rouba seu tempo pela leitura de um livro.

3 – Aja

Em vez de pensar em novas desculpas para adiar a leitura daquele livro que você comprou, mas que ainda não leu, simplesmente comece.

4 – Comprometa-se por pelo menos uma semana

No início pode até ser que você tenha preguiça de ler ou queira abandonar tudo só para poder passar horas e mais horas se deliciando com aquele novo joguinho no maior estilo Candy Crush, mas, se você se comprometer a ler um livro novo por uma semana, vai acabar colhendo bons frutos. Isso porque leva uma semana para que você comece a se apegar à história e curtir a leitura. Não custa tentar.

***

Essas dicas foram publicadas no The Independent e são da autoria do escritor David Kadavy. Se você as colocar em prática, nos conte se funcionou.

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: