Cientistas encontram vestígios de maconha em cachimbo de Shakespeare

11/08/2015 às 14:051 min de leitura

Um estudo publicado pelo South African Journal of Science diz que foram encontrados vestígios de maconha em cachimbos que estavam no jardim de William Shakespeare. Seria essa a explicação para tamanha genialidade em suas obras? Ou apenas uma tentativa de desmistificar a droga mostrando que até mesmo uma das maiores mentes da história era adepta da erva proibida?

Os responsáveis pelo estudo, entretanto, dizem que é prematuro alegar que o próprio escritor tenha sido usuário da substância. Através de um técnica avançada chamada de espectometria de massa de cromatografia gasosa, os pesquisadores identificaram a presença da cannabis em oito de 24 fragmentos de cachimbos coletados na cidade de Stratford-upon-Avon, onde Shakespeare viveu há mais de 400 anos. Quatro desses fragmentos com maconha foram coletados no próprio jardim do dramaturgo.

Além da maconha, o estudo identificou a presença de cocaína peruana em dois fragmentos – nenhum deles, entretanto, veio do jardim do gênio da literatura. Para alguns estudiosos de sua obra, Shakespeare teria dado a entender que era usuário de ambas as substâncias em alguns sonetos.

Será que William Shakespeare era adepto da maconha?

Por exemplo, no “Soneto 76” ele descreve a invenção de uma “erva daninha”. Para alguns pesquisadores de sua literatura, essa pode ser uma referência à maconha. Em outra passagem do mesmo soneto, Shakespeare fala sobre “compostos estranhos”, que seriam a cocaína.

“A análise literária e a ciência química podem ser mutuamente benéficas, trazendo as artes e as ciências juntas em um esforço para entender Shakespeare e seus contemporâneos”, declara Francis Thackeray, antropólogo da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, na África do Sul.

E aí? Será que o maior escritor de todos os tempos também era consumidor dessas substâncias? O que você acha?

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: