5 palavras mágicas que podem te ajudar até o Enem

06/05/2016 às 03:152 min de leitura

1. Rotina

Estabeleça uma rotina semanal de estudos. Isso significa definir as horas que você vai estudar em cada dia da semana e assumir como compromisso. Aprenda a separar as atividades de cada dia e semana. E não esqueça que há tempo para tudo: lazer, descanso, comer, obrigações e estudo. Faça intervalos e mescle com algo prazeroso. Estudo pode ser divertido. Mas atenção: seja realista ao fazer isso. Exigir de você além da conta pode gerar "desculpas verdadeiras", levando você a abandonar o seu compromisso.

2. Método

Definir a maneira de estudar é muito importante como orientação. Caso contrário, há risco de virar improviso e no final você se arrepender de não ter sido cuidadoso nesse tópico. Há um monte de possibilidades: resumos, fichamentos, mapas mentais. Como uma boa dica, fazer exercícios e questões anteriores deve ser um dos ingredientes do deu método. Além disso, lembre sempre de ser um estudante ativo: não se limite a sublinhar e anotar tópicos. Elabore resumos com suas próprias palavras, faça associações e entenda a matéria, escrevendo no papel e não digitando.

3. Estratégia

O que você vai fazer ao longo do ano para alcançar o seu objetivo? De acordo com o nível de estudo em que você está e a carreira escolhida, você deve dosar a distribuição de seu estudo ao longo do ano. Por exemplo, quem quer Medicina, precisa ter na sua estratégia um investimento de mais tempo e mais intensidade na área de Natureza e na Redação. Para quem tem dificuldades específicas, começar pelo mais difícil é uma boa dica. Além disso, não se esqueça de incluir simulados com o tempo de prova distribuídos ao longo do ano e treinar muito as redações.

4. Organização

O seu ambiente de estudos e o seu material precisam estar bem organizados para que tudo corra bem. E aqui, cada um tem seu jeito e estímulo próprio. Desde ter um cadernão que vai sendo consumido pelos estudos, cadernos quadriculados e canetinhas coloridas para fazer mapas mentais até o tablet como instrumento está valendo! O importante é ter o "seu" ambiente e material de estudos organizados. Isso faz toda a diferença para um estudo ativo e concentrado.

5. Foco

Desabilite as notificações de celular e feche as abas do computador. Não permita que a procrastinação apareça. Dica: divida tarefas grandes em pedaços menores, faça uma coisa de cada vez. O menos é mais.

Via assessoria

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: