Saiba mais sobre a Lua Azul que ocorre no Brasil nesta sexta-feira

31/07/2015 às 11:322 min de leitura

No primeiro filme dos “Smurfs”, de 2011, os clássicos personagens do desenho animado dos anos 80 são transportados para Nova York depois que um fenômeno chamado Lua Azul – propício, hein? – criou um portal mágico.

Mas você sabia que a Lua Azul existe de verdade? Mas não pense que ela muda de cor ou cria portais para outras dimensões, não... Além disso, ela é muito mais comum do que você imagina. E nesta sexta-feira (31), o Brasil poderá acompanhar esse fenômeno de camarote.

Os Smurfs comemoraram a Lua Azul com uma grande festa no filme de 2011

Quando ocorre?

Todos devem saber que a Lua possui quatro fases (nova, cheia, minguante e crescente). Cada fase dura, em média, sete dias. Como cada mês possui quatro semanas, raramente as fases se repetem no mesmo mês.

Porém, a translação da Lua ao redor da Terra não é um ciclo mensal perfeito – ela possui um leve atraso. Assim, a cada dois anos e meio, em média, a Lua cheia ocorre duas vezes no mesmo mês. A essa segunda Lua cheia dá-se o nome de Lua Azul.

Segunda Lua cheia do mês recebe o nome de Lua Azul

Qual a cor?

Branca ou prateada. Simples assim. A cor da Lua não muda, sendo “Lua Azul” apenas o nome que os astrofísicos adotaram para o fenômeno de duas Luas cheias no mesmo mês. A cor da Lua só vai variar quando algum outro fenômeno ocorrer – a erupção do vulcão Krakatoa, por exemplo, deixou o satélite natural da Terra com uma coloração azulada e esverdeada em 1883.

A Lua Azul deste 31 de julho de 2015 tem um quê especial: como o céu do Brasil estará com poucas nuvens, será possível ver a magnitude da Lua cheia em quase todas as regiões do país. E se você perder hoje, só em janeiro de 2018 para ter outra igual!

Cor da Lua não se altera apesar do nome do fenômeno

Você já ouviu falar na Lua Azul? Corre para ver, pois ela estará no céu brasileiro nesta sexta-feira! Depois comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: