7 lagos surreais que se formaram na cratera de vulcões

05/12/2016 às 12:532 min de leitura

1. Lago Deriba, no Sudão

Após a independência do Sudão do Sul em 2011, o vulcão Jebel Marra passou a ocupar o posto de ponto mais alto do Sudão, com seus quase 3 mil metros de altura. Em seu topo, fica o lago Deriba, originado após uma erupção há 3,5 mil anos. A aparente tranquilidade do lugar, no entanto, não é definitiva: no fundo do lago, fumarolas subaquáticas indicam que o Jebel Marra está apenas adormecido, e não inativo. 

(Reprodução/Earth Porm)

2. Lago Kerid, na Islândia

No trajeto de uma popular rota turística islandesa, o Círculo de Ouro, está localizado o lago da cratera Kerid, um colírio para os olhos dos apaixonados pelas criações da natureza. Ele não chega a ser tão profundo: possui apenas 7 metros de profundidade, podendo alcançar 14 metros em épocas de maior quantidade de chuvas. Segundo geólogos, ele foi formado há aproximadamente 3 mil anos – pouco tempo se comparado com outros vulcões do país.

(Reprodução/Love These Pics)

3. Lago da cratera do vulcão Pinatubo, nas Filipinas

Em 1991, após 400 anos adormecido, o vulcão Pinatubo, no norte das Filipinas, voltou a entrar em atividade. A erupção – considerada a segunda maior do século 20 – matou 847 pessoas e deixou outras 60 mil desabrigadas. Hoje, a sua cratera abriga um lago de águas esverdeadas que encanta os turistas de todos os cantos do mundo. Só que, embora pareça um belíssimo cartão-postal, é proibido nadar no local. Isso aconteceu após a morte de um turista que se atreveu a mergulhar em suas águas contaminadas por enxofre.

(Reprodução/Twisted Sifter)

4. Lago Crater, nos Estados Unidos

Após entrar em colapso há 8 mil anos, o vulcão Monte Mazama, no estado americano de Oregon, teve sua cratera preenchida por um lago de águas cristalinas, formado principalmente pela ação das chuvas e pelo degelo que ocorre na região. Medindo 1,2 quilômetros de diâmetro, ele é o mais profundo dos Estados Unidos, com 592 metros de profundidade. 

(Reprodução/Twisted Sifter)

5. Lago Heaven, na fronteira da China com a Coreia do Norte

Cercado por lendas de criaturas monstruosas que habitam suas águas, o Lago Heaven, na fronteira da China com a península da Coreia, se formou na cratera do vulcão Beakdu, cuja última erupção foi registrada no ano de 969. Com profundidade máxima de 384 metros, ele fica congelado durante boa parte do ano, entre os meses de outubro e junho. 

(Reprodução/Earth Porm)

6. Lago do Monte Katmai, nos Estados Unidos

Este belo lago de 4 quilômetros de diâmetro foi formado depois de uma violenta erupção, ocorrida em 1912, no sul do Alasca. Por conta do seu isolamento geográfico, pouco se sabe sobre a estrutura geológica antes do incidente. 

(Reprodução/Earth Porm)

7. Lagos Kelimutu, na Indonésia

Descobertos em 1915, estes três lagos ficam no topo do mesmo vulcão, o Kelimutu, situado na ilha de Flores, na Indonésia. As cores diferentes das suas águas, segundo especialistas, são decorrentes da emissão de gases de fumarolas subaquáticas presentes no fundo dos lagos. 

(Reprodução/Love These Pics)

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: