Conheça 5 capelas sinistras decoradas com ossos humanos

22/05/2013 às 09:313 min de leitura

Como você sabe, na Europa é possível encontrar algumas das catedrais mais belas e incríveis do mundo, como a de Notre Dame, em Paris (França), a de Sevilha (Espanha) e a de Santa Maria del Fiore, em Florença (Itália). Mas o que você talvez não saiba é que, além de templos gigantescos e repletos de relíquias religiosas, também existem espalhadas pelo Velho Continente algumas igrejas sinistras cobertas com ossos humanos.

Por mais macabros que pareçam, esses locais — mais conhecidos como ossários — não são tão incomuns assim, podendo ser encontrados em vários países europeus. O pessoal do site BootsnAll postou uma matéria com diversas dessas igrejas, das quais selecionamos as mais interessantes, que você pode conferir na lista a seguir:

1 – Capela dos Ossos

Fonte da imagem: Reprodução/BootsnAll

Apesar de a maioria dos ossários simplesmente apresentar uma série de ossos empilhados, a capela acima, localizada na Igreja de São Francisco, em Évora, Portugal, parece ser composta unicamente por esses objetos. Isso porque as paredes da capela contam com ossos em sua estrutura, que são mantidos no lugar graças ao uso de cimento. Inclusive os pilares que sustentam o teto estão cobertos por crânios humanos.

A Capela dos Ossos foi construída no século 17 e serve para lembrar a todos que a vida é muito curta. De acordo com as estimativas, foram utilizados cerca de 5 mil esqueletos para decorar o interior da capela, além de alguns exemplares completos que ficam pendurados por correntes pelas paredes.

2 – Decoração com Capuchinhos

Fonte da imagem: Reprodução/BootsnAll

No século 17, o Papa Urbano VIII ordenou a construção da Igreja Santa Maria della Concezione dei Cappuccini, em Roma. Embora esse templo não pareça ter nada de extraordinário, espere até você dar uma espiadinha no andar inferior! É lá que se encontram seis pequenas capelas, das quais cinco foram decoradas com os ossos de mais de 4 mil monges, dispostos de maneira bem elaborada.

Assim, é possível encontrar vários capuchinhos mumificados, altares repletos de crânios, paredes cobertas com milhares de ossos que formam imagens de passagens bíblicas e até candelabros feitos com costelas. Das seis criptas existentes — a dos Ossos da Pélvis, das Caveiras, dos Esqueletos, da Tíbia e do Fêmur —, somente uma não foi criativamente decorada, sendo dedicada às missas para que os falecidos se livrem do purgatório.

3 – Capela de Todos os Santos

Fonte da imagem: Reprodução/BootsnAll

Apesar de estar localizado sob uma pequena capela, o Ossuário de Sedlec contém entre 40 e 70 mil esqueletos. Localizado na República Checa, ele se transformou em uma das atrações turísticas mais importantes do país, recebendo cerca de 200 mil visitantes todos os anos. Assim como nas criptas decoradas com os ossos dos monges capuchinhos, as galerias de Sedlec apresentam intrincados desenhos e esculturas.

Fonte da imagem: Reprodução/Ossuário de Sedlec

O ossário foi construído no século 16, e algumas das peças mais impressionantes são o incrível Brasão da família Schwarzenberg (que você pode ver na imagem acima) e um enorme candelabro, ambos — obviamente — feitos completamente de crânios e outros ossos humanos.

4 – Crânios decorados

Fonte da imagem: Reprodução/BootsnAll

Localizado no vilarejo de Hallstatt, na Áustria, este curioso ossário é um pouco diferente dos anteriores. Ele foi construído simplesmente porque o cemitério da cidadezinha é pequeno demais, e depois de 10 anos os ossos devem ser exumados e depositados em um local apropriado. No entanto, a curiosidade fica por conta dos mais de 600 crânios que ficam expostos no ossário.

Eles foram belamente decorados, e trazem pinturas com informações como o nome, profissão e a data de “partida” dos falecidos. O capricho é tanto que até hoje existem solicitações para que os crânios sejam decorados e depositados no ossário, e o local é considerado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

5 – Moda de ossos em Milão

Fonte da imagem: Reprodução/BootsnAll

Se algum dia você for a Milão, saiba que, além da famosa semana de moda e do conhecido “Duomo” — que coroa a belíssima catedral da cidade —, também existe um interessante ossário construído no interior da Igreja San Bernardino alle Ossa. O templo em si não tem nada de especial, mas atrai muitos curiosos interessados em conferir a pequena capela decorada com ossos humanos.

Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia

O ossário foi criado em 1210, depois que o cemitério se tornou pequeno demais, e apesar de ser pequenino se comparado aos outros exemplos mencionados acima, ele conta com diversas portas e nichos belamente decorados com ossos humanos. Foi esse espaço que serviu de inspiração para a construção da Capela dos Ossos de Évora, que aparece no primeiro item desta lista.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: