Burning Man: festival reúne 68 mil pessoas em cidade temporária

31/08/2013 às 04:391 min de leitura

Burning Man é um festival anual de contracultura, comumente realizado no deserto de Black Rock (Nevada, EUA). A proposta é construir toda uma cidade da noite para o dia, o que se inicia no último domingo de agosto e vai até o primeiro domingo de setembro. Ao final de uma semana, a morada provisória é totalmente desmantelada.

Na edição deste ano do evento, 68 mil pessoas levaram seus trailers e estruturas temporárias para formar a nova versão da comunidade experimental — batizada de Black Rock City —, formando a bela estrutura que pode ser vista na imagem acima. O impressionante? Algumas estruturas são incrivelmente elaboradas para algo “descartável”.

Fonte da imagem: Reprodução/Reuters (Jim Urquhart)

Os participantes se dirigem ao local normalmente em motocicletas e, por via de regra, cortam completamente as relações com o mundo exterior. Ao final, é preciso cumprir à risca o seguinte mandamento: “Nenhum traço seu deve ficar para trás”.

“Queime!”

Como se pode ver nas imagens, o centro da comunidade de Black Rock City é marcado pela estatueta de uma figura antropomórfica, devidamente postada sobre a concepção clássica de um disco voador.

Fonte da imagem: Reprodução/Reuters (Jim Urquhart)

O sujeito não está ali por acaso, é claro. Na verdade, é daí que surgiu o nome do festival: ao final do primeiro domingo de setembro, antes de partirem para suas casas, os integrantes ateiam fogo à efígie.

Roupas são opcionais

Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

O Burning Man é um evento conhecido pela não obrigatoriedade do uso de roupas. De fato, embora a maior parte dos participantes não faça o tipo “despudorado”, é perfeitamente comum cruzar com alguns tipos mais “ao natural”. Pinturas corporais e penduricalhos variados são também bastante usuais — dando a impressão de que todo um efetivo de figurantes de Mad Max foi remanejado para a ocasião.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: