Conheça 7 das cidades fantasma mais curiosas do mundo

22/05/2018 às 02:013 min de leitura

Em tempos de superlotação global — afinal, somos mais de 7 bilhões de pessoas no planeta! — é difícil imaginar que existam por aí povoados inteiros que foram, pouco a pouco, sendo abandonados por seus habitantes, transformando-se no que conhecemos como “cidades fantasma”.

No entanto, esses locais — que não são poucos! — existem sim, e diversos deles são tão interessantes que acabaram virando populares destinos turísticos. Selecionamos para vocês sete dessas cidades, as quais você pode conferir na lista a seguir:

1 – Sanzhi, Taiwan

Fonte da imagem: Reprodução/ Fabulous Travelling

A curiosa localidade acima, repleta de casas futuristas que mais se parecem com naves espaciais, nunca chegou a ser ocupada. A versão oficial é de que o responsável pelo empreendimento faliu antes de completar a obra, destinada ao turismo.

No entanto, um importante jornal local revelou que milhares de esqueletos foram descobertos na área, e que inúmeros assassinatos teriam ocorrido ali. As informações jamais foram confirmadas, mas Sanzhi continua sendo uma cidade fantasma.

2 – Famagusta, Chipre

Fonte da imagem: Reprodução/trutv

Na verdade, trata-se mais precisamente o bairro de Varosha que, na década de 70, era um espetacular destino turístico a beira-mar. Contudo, em 1974 toda a população fugiu do local durante a invasão turca ao país, e a área foi completamente cercada. Tudo foi deixado como estava — lojas, casas, refeições à mesa e até lâmpadas acesas —, e o bairro acabou ficando congelado no tempo.

Varosha continua sob o controle das Forças Armadas Turcas até os dias de hoje, e apenas os antigos moradores têm permissão — concedida pela ONU — para entrar na área, embora um que outro aventureiro se arrisque a atravessar as barreiras que rodeiam a localidade para fotografá-la.

3 – Castelnuovo dei Sabbioni, Itália

Fonte da imagem: Reprodução/trutv

Este pitoresco vilarejo localizado na Toscana se encontra abandonado desde a década de 70. Entretanto, o local foi palco de um terrível massacre executado por tropas nazistas, que fizeram uma enorme fogueira com móveis e 78 habitantes. Outro fato sinistro relacionado com Castelnuovo dei Sabbioni, são diversas ilustrações como pentagramas, peixes e outras figuras estranhas, que até hoje ninguém conseguiu decifrar.

4 – Spinalonga, Grécia

Fonte da imagem: Reprodução/trutv

Atualmente, a ilha Spinalonga é conhecida como uma importante atração turística da Grécia graças à sua longa história — e pela lenda de que uma sereia habita as águas próximas. Apesar de ter servido como fortaleza durante vários séculos, o local acabou sendo transformado em uma colônia para leprosos, que ficou em funcionamento até o final da década de 50, quando a cura para a doença foi descoberta.

5 – Kolmanskop, Namíbia

Fonte da imagem: Reprodução/ Fabulous Travelling

A cidade de Kolmanskop foi fundada no início do século 20 no meio do deserto depois que um funcionário de uma companhia de trens encontrou um diamante na areia. Porém, o preço desse mineral despencou depois do fim da Primeira Guerra Mundial, levando os habitantes a abandonar o local. Como você pode imaginar, as areias do deserto tomaram o vilarejo, que se transformou em um popular destino turístico.

6 – Bodie, EUA

Fonte da imagem: Reprodução/ Fabulous Travelling

A cidade de Bodie — que em sua época foi uma das maiores da Califórnia — abrigou mineiros ávidos por fortuna durante o século 19. Mas o intenso frio do inverno e o fim da corrida pelo ouro acabaram espantando a população, que chegou a ser de 8.500 habitantes. Hoje, apenas cerca de 10% dos 2 mil edifícios que existiam no local continuam de pé, e Bodie se tornou um curioso destino turístico, no qual os visitantes podem ver antigas casas e lojas cobertas de pó.

7 – Oradur Sur Glane, França

Fonte da imagem: Reprodução/ Fabulous Travelling

A história de Oradur Sur Glane é bem triste, na verdade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidadezinha foi ocupada por tropas nazistas, que mataram mais de 600 pessoas e destruíram tudo o que encontraram pela frente. Casas e veículos queimados ficaram congelados no tempo, servindo de testemunho do terrível massacre que ocorreu ali, que ficou conhecido como um dos mais lamentáveis da História.

*Publicado originalmente em 26/09/2013.

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: