10 maravilhas que se encontram submersas

27/01/2017 às 03:344 min de leitura

O nosso mundo, apesar de chamado de Terra, tem sua superfície quase inteiramente coberta por água. Com muita frequência acabamos perdendo a noção da imensa quantidade de objetos, navios e até mesmo cidades que se encontram hoje em dia no fundo dos mares e oceanos. Por essa razão, o Mega Curioso decidiu preparar uma lista com algumas das coisas mais interessantes que estão submersas.

1. As ruínas de Pheia

A cidade de Pheia ficou famosa na obra máxima de Tucídides, a história da Guerra do Peloponeso, quando várias cidades-estados gregas tiveram de tomar partido no conflito entre Atenas e Esparta. A guerra durou cerca de 30 anos, envolvendo todo o mar Egeu e o norte do Mediterrâneo. Pheia foi conquistada por Atenas e se tornou uma das principais cidades responsáveis pela construção dos navios da frota de Péricles.

Aproximadamente no século 5, um terremoto na região levou toda a cidade para o fundo do mar. Pheia só veio a ser redescoberta em 1911, submersa a 5 metros da superfície do mar Egeu.

hypescience

2. A cidade submersa de Olous

Creta é atualmente a maior ilha na costa da Grécia. Apesar de seu tamanho considerável, ela era ainda maior durante a Antiguidade. Berço da primeira civilização grega, durante a Era Palaciana ou Minoica, Creta possui algumas das ruínas mais antigas do Ocidente e muitas delas se encontram completamente submersas.

Olous é a mais famosa e mais visitada dessas estruturas. Originalmente uma cidade-estado de 40 mil habitantes com um grande poderio naval e econômico, a pólis tinha um enorme defeito estrutural, pois foi construída em cima de um terreno arenoso sujeito a erosão marítima e terremotos frequentes. Mesmo depois de afundada, ainda é possível enxergar o topo das casas e algumas colunas intactas quando a maré baixa chega na baía de Poros.

webcrete

3. O navio-fantasma

O navio-fantasma foi descoberto em 2003 por uma tripulação que estava procurando os restos de um avião suíço que teria afundado no mar báltico durante a Segunda Guerra mundial. Depois de sete anos, uma expedição arqueológica foi montada para investigar melhor o naufrágio.

Batizado de navio-fantasma, os arqueólogos descobriram se tratar de uma embarcação holandesa datada de 1650. Como o mar báltico quase não tem corrente e possui uma salinidade muito abaixo da média, o navio se encontrava em um estado impecável para os seus 400 anos.

archeolog

4. O Museu Subaquático de Arte

Este museu, localizado na costa de Cancun, no México, é um projeto conjunto do inglês Jason DeCaires Taylor, Jaime Gonzalez e Roberto Diaz. Preocupados com o avanço do desgaste nas barreiras de recifes locais, graças a furacões, tempestades tropicais e à ação humana, os três tiveram a ideia de afundar estátuas antropomórficas com o objetivo de ajudar a formação de novos habitats marinhos, dando origem ao museu.

Atualmente, o Museu Subaquático de Arte conta com três “salões” enormes, na verdade espaços temáticos separados, e mais ou menos 460 obras. A maioria delas são estátuas realistas na forma de seres humanos feitas de concreto.

Contenido.com

5. A cidade perdida de Alexandria

A capital do Egito Ptolomaico, fruto da conquista de Alexandre, O Grande, se encontra hoje no fundo do Mediterrâneo. Considerada como uma das mais belas e importantes cidades da antiguidade tardia, Alexandria foi afundada há cerca de 1,6 mil anos, depois de um grande terremoto.

Apenas em 1998 uma expedição arqueológica começou a desenterrar a cidade de Cleópatra, descobrindo alguns dos registros históricos mais importantes. Estátuas, esfinges, colunas, templos e fundações, todas essas coisas levaram a costa da Alexandria moderna a ser considerada um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo.

mocochocodotcom

6. O Cristo do Abismo

O Cristo do Abismo é uma imensa escultura de Jesus, feita em bronze, e que foi submergida no mar de San Fruttuoso, uma pequena região do Mediterrâneo entre Camogli e Portofino, na Itália. A estátua de 2 metros e meio de altura foi afundada em 1954 em uma profundidade de 17 metros.

A obra foi criada por Guido Galleti, e o seu estranho local de repouso foi escolhido por marcar o ponto onde o primeiro mergulhador italiano morreu. Ela mostra um Jesus em uma expressão de paz e conforto, olhando em direção aos céus.

funeralatsea

7. O Recife Memorial de Netuno

Cobrindo 16 acres do fundo do oceano, o Recife Memorial Netuno é o maior recife artificial do mundo. Ele foi concebido originalmente por Gary Levine e Kim Brandell e seu objetivo era ser um mausoléu para pessoas que optassem por morrer cremadas. A necrópole submarina possui algumas estradas que levam até uma câmara central com bancos e um incrível estatuário.

O local fica a cerca de 3 quilômetros de Key Biscane, na Flórida. Atualmente, este cemitério submarino acomoda aproximadamente 850 pessoas, com um objetivo de ser expandido para uma capacidade de 120 mil. Os restos cremados de pessoas interessadas em participar do projeto são misturados ao cimento das construções do recife e, no fim, placas são colocadas com os nomes dos mortos.

Scattering on water

8. A cidade pirata de Porto Real

Port Royal era o principal recinto dos piratas no Caribe. Localizada na Jamaica, a cidade ganhou fama no século 17 de "cidade mais rica" e "cidade mais pervertida" do mundo. A falta de controle efetivo de uma nação a tornou o destino preferido dos famosos bucaneiros. Nações de menor desenvolvimento naval na época, como a Inglaterra, iam até a cidade para contratar corsários para roubar e afundar galões espanhóis e franceses.

Com o terremoto de 7 de junho de 1692, que fez com que 2/3 da cidade afundassem no mar caribenho, muitos locais passaram a acreditar que esse havia sido um "Ato Divino" pelos pecados cometidos de forma impune naquele local.

JNHT

9. A caixa de correio submersa

O primeiro e único posto de correio localizado dentro do mar. Em Vanuatu, no Pacífico, é possível enviar e receber cartões-postais à prova d'água utilizando essa caixa de correio.

Localizado em uma região de águas rasas, com apenas 3 metros de profundidade, este posto de correio é bem acessível para turistas e locais.

Cloudinary

10. O Titanic

Poucas coisas submersas são tão grandes ou tão famosas quanto o R.M.S. Titanic. Ele foi o maior cruzeiro do mundo na sua época e acabou naufragando ainda em sua primeira viagem. Com uma estimativa de mortos entre 1,5 mil pessoas, este foi considerado o maior acidente marítimo em tempos de paz da História.

Em 1985, um grupo de pesquisadores finalmente encontrou os destroços do gigantesco navio, localizado a cerca de 300 quilômetros da costa de Newfoundland. Desde então, dezenas de expedições foram lançadas para estudar melhor a maravilha afundada.

Img.ibxk

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: