Conheça Caminito Del Rey, a trilha mais perigosa do mundo

11/06/2014 às 05:273 min de leitura

Você é daquelas pessoas que adoram fazer trilhas, conhecer novos lugares, ficar alucinadas com as paisagens que aparecem na frente e, principalmente, se aventurar? Eleve isso à milésima potência e você, com certeza, vai querer conhecer o Caminito Del Rey, que tira o fôlego de qualquer pessoa e faz tremer até o indivíduo mais corajoso.

Localizada em Andaluzia, no sul da Espanha, ela é conhecida como a passarela mais perigosa do mundo. O penhasco pode alcançar a altura de 106 metros do chão. Quem nos mostra essa aventura é o Matthew Karsten, dono do blog The Expert Vagabond, um dos mais famosos sites sobre viagens. Esse sim é um cara com muita coragem!

Por que ele é tão perigoso?

Para responder diretamente essa pergunta, basta olhar as fotos. É preciso se equilibrar por vigas de aço enferrujadas e expostas, andando sem olhar para baixo, por onde passam rios violentos e traiçoeiros. Além disso, o caminho apresenta buracos imensos por onde é possível observar o rio Gadalhorce, que passa logo abaixo.

Em alguns lugares, nem existe trilha, e você precisa passar andando por alguns pedaços do rochedo, agarrando-se às paredes do cânion, correndo sérios riscos. Um lugar totalmente abandonado pelo qual ninguém quer ser responsável pela manutenção, mas que apresenta paisagens tão belas que as pessoas se aventuram para ter noção do paraíso.

A caminhada

Ao todo, são 3 km de aventura, e Matthew costuma dizer que esse é um esporte destinado exclusivamente para pessoas loucas o suficiente para se arriscar. É preciso levar seu próprio equipamento de escalada ou alugar um em lojas especializadas. Cintos, cordas, mosquetões, tudo isso é imprescindível para a sua segurança.

O concreto se deteriorou em alguns lugares, deixando à mostra as vigas de aço estreitas (e que estão apodrecendo) e criando grandes buracos. É preciso estar bem atento para não pisar nem perto de um obstáculo desse. Em umas partes, não há nada que possa auxiliar você a fazer a passagem. Em outras, você precisa fazer pequenas escaladas para continuar.

Linhas de cabo de aço percorrem toda a extensão do caminho. Assim, os aventureiros podem prender mosquetões e clipes para auxiliar na caminhada. No entanto, a integridade do cabo de segurança ao longo do comprimento do caminho é totalmente desconhecida, uma vez que não há manutenção no lugar.

Arrisque se puder

O Caminito Del Rey é dividido em duas partes e cada uma delas atravessa uma área estreita do Gaitanes Gorge, um vale escondido deslumbrante. Uma delas é o “Vale da Laranja”, conhecido por esse nome por causa das laranjeiras do lugar. No meio do caminho, é possível encontrar uma velha casa em ruínas que completa a paisagem.

A outra parte é menos conhecida por ser mais perigosa. Ela não possui linhas de segurança e é preciso habilidade de escalada para prosseguir. A caminhada demora cerca de 4 horas para ser completada e, quem consegue terminar, diz que vale a pena cada centímetro dessa aventura, muitas vezes, até insana.

Por que o nome “Caminito Del Rey”?

O nome pode parecer meio estranho, mas tem uma explicação: o rei espanhol Alfonso XIII costumava andar por aquela trilha para maravilhar-se com a bela paisagem ao redor. Ele inaugurou a passarela em 1921. O lugar recebeu esse nome em homenagem a ele que, em português, significa “Pequeno Caminho do Rei”.

A construção da passarela foi concluída em 1905, ou seja, há 109 anos, e demorou 4 anos para ser finalizada. Ela foi feita para que os trabalhadores pudessem mover materiais entre as duas usinas hidrelétricas no Chorro Falls e Gaitanejo, que se localizam nas duas extremidades do cânion. A passarela permitia o acesso fácil a esses canais

Mortes no Caminito

Desde 1920 até hoje, já aconteceram cerca de cinco mortes no Caminito Del Rey, sendo a mais recente em 2000, além de muitos acidentes ao longo dos anos. O número só não é maior porque não são todas as pessoas que têm coragem para fazer essa aventura; é preciso muito mais do que coragem para realizá-la.

Restauração para 2014

Existe um projeto para recuperação do trecho para 2014 e os trabalhos já foram iniciados em maio. Ele visa tornar a via mais segura para os turistas, permitindo que cada vez mais pessoas possam visitar o local. O concreto envelhecido será substituído por ripas de madeira e painéis de vidro com corrimão. Tudo isso vai custar por volta de 3,12 milhões de euros.

O príncipe Felipe, bisneto do Rei Alfonso XIII, será chamado para abrir a nova trilha. Por um lado será ruim, pois o espírito aventureiro do Caminito será mudado para sempre, uma vez que tudo será modificado. Por outro lado, muita gente vai poder se maravilhar com o rio e toda a paisagem bruta do lugar, tudo muito lindo.

***

E você? Tem coragem de se aventurar no Caminito Del Rey? Assista ao vídeo e decida-se:

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: