Confira 10 dos maiores e mais incríveis lagos do mundo

16/11/2015 às 11:535 min de leitura

Entre os itens que podem formar as mais belas paisagens naturais do mundo estão os lagos. Eles são menores que os oceanos e mares e, apesar de não haver uma delimitação, geralmente maiores que as lagoas. Alguns são tão enormes, com quilômetros de extensão e de largura, que suas superfícies podem ser maiores do que países inteiros. Outros possuem ilhas e um volume de água impressionante.

É isso o que veremos nessa publicação. Com base em uma lista do site Mother Nature Network, apresentamos 10 dos maiores lagos do mundo. Porém, antes de apresentá-los, há alguns dados interessantes sobre essas formações geográficas.

Estima-se que existam 117 milhões de lagos espalhados ao redor do mundo. Eles são responsáveis por cobrir cerca de 4% da área de terra do planeta, sem contar o pedaço que fica embaixo das geleiras. São mais de 5 milhões de quilômetros quadrados de área coberta por água de lagos e, é importante dizer, os cientistas que fizeram esse cálculo incluíram apenas os locais com mais de meio acre de área, então não é qualquer lugar simples coberto por água que está contabilizado. Também há de se ressaltar que o maior item da nossa lista, o mar Cáspio, também não está incluído nessa análise, e ao longo do texto você vai saber por que.

Como há diversos fatores que influenciam e a geografia dos lagos está em constante mudança, fica um pouco difícil listar o top 10 com precisão. Mesmo assim, os itens a seguir estão entre os maiores do mundo e já conseguem nos dar uma dimensão da enormidade que esses locais representam. Confira:

10. Grande Lago do Escravo, Canadá

Casas flutuantes e o Grande Lago do Escravo no período de congelamento das águas

O nome deste lugar é uma homenagem aos indígenas escravizados na região. Ele ocupa uma área de quase 26 mil km² e é o lago mais fundo da América do Norte, com mais de 600 metros de profundidade em alguns pontos. Em toda a sua extensão, o local tem muitos espaços congelados durante a maior parte do ano.

Atualmente, o lago abriga muitas casas flutuantes e também recebe as filmagens de uma série do canal de TV por assinatura Animal Planet. No passado, serviu para a exploração de ouro, mas atualmente a atividade de mineradores realiza buscas por diamantes. Também há espécies de peixes brancos e trutas no lago.

9. Lago Malawi ou Niassa, África

Por do Sol no lago Malawi

Com mais de 570 km de comprimento e quase 76 de largura, o Lago Malawi está localizado entre três países da África: Moçambique, Tanzânia e o próprio Malawi. Nos dois primeiros e em outros países do continente, também é conhecido como Niassa. Sua área de ocupação é de mais de 28 mil km².

Uma das características mais conhecidas desse local é biodiversidade e o habitat rico em peixes. Estima-se que haja mais de mil membros de espécies de ciclídeos distribuídos por suas águas. Hipopótamos, crocodilos e macacos são outros animais que vivem na região.

8. Grande Lago do Urso, Canadá

A estrada congelada na superfície do Grande Lago do Urso

É o maior lago do país, com 31 mil m², e é quase totalmente intocado, porém sofreu com a exploração de urânio por parte do governo canadense, que despejou mais de 750 mil toneladas de resíduos de minério infectadas com o elemento. Esse cenário lamentável aconteceu no começo do século 20 e hoje a região é explorada como reserva de petróleo. O lago permanece inteiramente congelado por pelo menos 4 meses no ano.

7. Lago Baikal, Sibéria

O lago Baikal

A incrível profundidade que pode ultrapassar 1,5 km em alguns pontos faz com que o Lago Baikal abrigue 20% de toda a água doce disponível no planeta. Ele é considerado também a formação desse tipo mais antiga do mundo, com aproximadamente 20 ou 25 milhões de anos, e fica no sudeste da Sibéria. Segundo os cientistas, o local é uma fissura no continente, o que, algum dia, pode levar à formação de massas de terras separadas, caso as placas tectônicas se movam na região.

Há mais de 300 córregos e rios que deságuam no lago, mas apenas o rio Angara vai de uma extremidade à outra. Uma curiosidade é que o local abriga a foca Baikal, a única espécie de foca de água doce existente no mundo.

6. Lago Tanganica, África

Barcos apoitados às margens do lago Tanganica

Esse lago é um dos maiores e mais fundos de água doce do mundo, mas a sua característica mais impressionante é a extensão: cerca de 3,2 mil quilômetros. Com isso, o Tanganica começa em Burundi, atravessa a Tanzânia e o Congo, e termina na Zâmbia, o que o torna o mais longo do planeta. Ele cobre uma área de quase 34 mil km².

Todo esse tamanho faz com que haja uma vasta biodiversidade presente e suas águas. São mais de 2 mil espécies entre plantas e animais que vivem em toda a área ocupada por essa formação, que tem mais de 12 milhões de anos, do continente africano.

5. Lago Michigan, EUA

Bela imagem do por do sol no famoso lago Michigan

O Lago Michigan é o único dos Grandes Lagos da América do Norte totalmente inserido nos domínios dos Estados Unidos. A superfície da área banhada ocupa quase 57 mil km² de área, em uma extensão de pouco menos de 500 km e largura de 190 km. O Michigan está conectado ao lago Huron pelos estreitos de Mackinac, o que faz muitos especialistas considerarem ambos apenas uma formação só.

A região norte do lago Michigan não é habitada, mas as bordas sul e oeste abrigam grandes populações. Salmões, trutas e peixes do tipo walleye são os principais produtos da pesca nas regiões banhadas pelo grande lago.

4. Lago Huron, América do Norte

O lago Huron

O Lago Huron, assim como o Michigan, também faz parte dos Grandes Lagos e alcança 397 km no ponto de maior largura. É nele que se encontra a maior ilha banhada a água doce do mundo, a Manitoulin. A porção de terra que forma a ilha possui cerca de 13 mil moradores, com mais de 100 lagos próprios em seu interior.

A maior parte do Huron fica no Canadá e constitui o maior reservatório de água do país. Conforme abordado no item anterior, uma parte da água desse lago vem da conexão com o Michigan por meio dos estreitos de Mackinac, mas a quantidade mais expressiva chega pelo rio de Saint Mary, que traz esse volume diretamente do Lago Superior (número 2 dessa lista).

3. Lago Vitória, África

Os 400 km que o Lago Vitória possui, de uma margem à outra, em seu ponto com maior extensão fazem dele o segundo lago de água doce mais largo do mundo. No entanto, a profundidade média em toda a área dessa formação é de apenas 40 metros, e, para alcançar esse volume de água, o local depende exclusivamente do clima e da quantidade de chuvas. A maior parte do conteúdo do lago Vitória não vem de rios nem de córregos, mas sim das precipitações.

O Vitória fica no continente africano e possui mais de 3 mil ilhas, que, em sua maioria, são inabitadas. Ele ocupa uma região que alcança 3 países, sendo eles Quênia, Uganda e Tanzânia.

2. Lago Superior, América do norte

Por do Sol no enorme lago Superior, o maior da região dos cinco Grandes Lagos da América do Norte 

O Lago Superior fica em uma região entre os Estados Unidos e o Canadá e é o maior dos Grandes Lagos da América do Norte. Ele também é o lago de água doce mais largo do mundo, tendo um volume que corresponde a 10 % de toda a água do planeta, sem contar a quantidade congelada nos polos.

As dimensões do Superior são tão grandes que ele comportaria todo o volume de água dos outros Grandes Lagos e ainda mais três do Erie, um dos famosos lagos que compõem a região. A área coberta pelo Superior é quase a mesma do estado americano de Maine.

1. Mar Cáspio, Ásia

O mar Cáspio, que por suas características geográficas é, por muitos, considerado também um lago

Geograficamente, o mar Cáspio não está conectado a nenhum outro oceano, e inclusive se encontra abaixo do nível do mar, o que faz muitos o considerarem um lago. No entanto, sua dimensão e a água salgada é que o fazem ser considerado um mar, e, por isso, ele não entrou no estudo inicial que abordamos no início do texto. Seus 394 mil km² representam quase cinco vezes o tamanho do segundo maior lago do mundo, o Superior.

Se juntarmos toda a água dos lagos do mundo, o mar Cáspio representaria 40% desse volume. Sua água é, principalmente, fornecida pelo Rio Volga, o mais extenso da Europa. Cinco países cercam esse mar: Azerbaijão, Iran, Cazaquistão, Rússia e Turcomenistão.

Qual dos 10 lagos você achou o mais interessante? Opine no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: