Descubra o que acontece quando jogamos um imã dentro de um tubo de cobre

17/04/2018 às 04:002 min de leitura

Algum dia você já parou para se perguntar o que aconteceria se jogasse um imã dentro de um tubo de cobre? Pois é, nem sempre essas coisas passam pela nossa cabeça, mas a internet está aí para permitir que as pessoas compartilhem suas incríveis experiências com outros usuários.

E foi exatamente isso que o responsável pelo canal HedgehogTH, no Youtube, fez. Com um pedaço considerável de um cano de cobre e dois imãs de neodímio em tamanhos diferentes, o usuário nos mostra a surpreendente interação entre esses dois elementos.

A primeira vista, parece um truque de mágica, ilusionismo ou um recurso de edição de imagem qualquer capaz de fazer com que tenhamos a impressão de que o imã está sendo freado ao cair por dentro do cano. Mas o responsável pelo vídeo repete a experiência várias vezes, demonstra outros tipos de interação entre as peças e nos prova que o que vemos está realmente acontecendo.

A explicação científica

Antes de partir para a explicação do fenômeno, vale ressaltar que o imã de neodímio possui propriedades incríveis e é especialmente poderoso. Compostos por uma combinação de neodímio, ferro e boro, mesmo um pequeno exemplar desse tipo de imã é capaz de destruir o conteúdo de um disco rígido, desmagnetizar monitores e prensar os dedos se atraído por um objeto magnético, tamanha é sua força.

A partir daí, fica mais fácil entender a interação do imã de neodímio com o tubo de cobre. Ao aproximar o poderoso imã de um material não magnético condutor de eletricidade – como é o caso do tubo de cobre –, o imã induz uma corrente elétrica no metal. Como a corrente elétrica tem um campo magnético próprio, os dois campos se opõem e isso diminui a velocidade da queda do imã.

Então, essa desaceleração que ocorre com o imã de neodímio ao passar pelo tubo de cobre é o efeito do campo magnético agindo sobre ele. Em resumo, essa é uma clássica demonstração da Lei de Lenz, que deriva do princípio de conservação de energia. Parece mágica, mas é só ciência!

*Publicado originalmente em 08/02/2014.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: